Campo Grande (MS) – Secretários de Educação de todo o Brasil estão em Campo Grande para a III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizada nesta quinta (24) e sexta-feira, no hotel Deville Prime e com o ensino médio, um dos eixos prioritários para a melhoria da educação pública brasileira definidos pelo Consed, como tema central das discussões.
A anfitriã do encontro, Maria Cecilia Amendola da Motta, secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e vice-presidente do Consed, explica que o Conselho organizou cinco eixos para serem tratados ao longo deste ano. “Vamos discutir a Base Nacional Comum, lançada recentemente pelo ministro Renato Janine Ribeiro, o financiamento da Educação brasileira, o plano de cargos e carreiras dos profissionais do magistério, gestão escolar e a reformulação do ensino médio. E, neste encontro em Campo Grande, trataremos do ensino médio, com discussões iniciadas ontem em um Seminário focadas na melhoria desta importante etapa de ensino, destaca.
O governador Reinaldo Azambuja disse aos secretários que a união de todos é para buscar uma política de Educação de Estado duradoura, efetiva e de resultado. “É preciso trabalhar um ensino médio mais efetivo e inclusivo. Isso se faz com valorização dos professores, formação continuada do magistério, melhoria das estruturas das nossas escolas, para que o aluno tenha tranquilidade e projeto curricular que lhe dê maior conhecimento”, frisou.
O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina e presidente do Consed, Eduardo Deschamps, fez a abertura do encontro e citou os pilares da educação que têm dado certo no mundo e estão inspirando o trabalho do Conselho. “Não tenho dúvida nenhuma que a educação é a grande mudança e grande salto que devemos dar para garantir as condições exatas de avanço e de início do novo ciclo de desenvolvimento do Brasil. Os países que têm os melhores índices educacionais do mundo têm três coisas em comum e essas três coisas nós temos a oportunidade de fazer diferente e fazer a fazer a diferença que são o trabalho de currículo, bom gestores escolares e o terceiro deles, obviamente, não pode deixar de ser, a formação de professores, fundamental. Bons professores, bons gestores e bons currículos é que fazem a diferença no âmbito da educação, o restante é suplemento, é acessório, é suporte, é apoio para que essas três coisas possam funcionar no ambiente escolar”, destaca.
O Ministério da Educação foi representado pelo secretário de Educação Básica-SEB/MEC, Manuel Palácios que falou sobre a Base Nacional Comum. “É difícil diminuir a importância do Consed no momento em que se discute uma Base Nacional Comum Curricular e esse é um tema obsessivo da Secretaria de Educação Básica do MEC, mas acho que é também um tema que entrou na agenda de todos os estados de forma definitiva. A base é essencialmente um acordo a ser produzido nesta mesa. Os secretários são os principais agentes deste entendimento e que deve ser capaz de chegar a cada escola do país definindo o que crianças, adolescentes e jovens devem aprender e quais são os objetivos de ensino aplicado”, afirma.
Professora Maria Cecilia apresentou uma experiência positiva na educação estadual sul-mato-grossense. “Fizemos um projeto específico para os jovens de 15 a 17 anos em disfunção de idade/série. Ou eles estudavam com os mais velhos da Educação de Jovens e Adultos ou com as crianças de 9 ou 10 anos, duas formas desestimulantes, por isso criamos o AJA, Avanço do Jovem na Aprendizagem, implantado inicialmente em sete municípios do Estado, mas que ano que vem tenho a certeza de que estará em todas as nossas cidades com pelo menos uma sala. Com material apropriado, colorido e irreverente, o AJA funciona como um resgate social e educacional”, conta.
Na solenidade de abertura, que contou com a apresentação cultural de harpa paraguaia de Gerardo Ortiz, estiveram presentes o secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino – SASE/MEC, Binho Marques; o presidente do FNDE, Antônio Idilvan de Lima Alencar; o presidente do Inep, José Francisco Soares; o secretário de Educação Básica – SEB/MEC, Manuel Palácios; o subsecretário de Comunicação de Mato Grosso do Sul, Rodrigo Mendes, o secretário-adjunto de Estado de Educação, Josimário Teotonio Derbli da Silva; a secretária-adjunta de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Andrea Escobar Freire; o presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) Roberto Botarelli; o deputado estadual Pedro Kemp; a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, Eva Katayama; e o presidente do Condec, Hunter Vilalba Pinto.
Sobre o Consed
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) realiza quatro reuniões ordinárias por ano, para a discussão de estratégias e ações que visam melhorias da educação pública. Fundado em 25 de setembro de 1986, o Conselho tem por finalidade promover a integração, articulação e mobilização das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, com vistas a convergir estratégias e políticas públicas para promover a melhoria da qualidade do ensino público no Brasil, defendendo a educação básica pública, universal e de qualidade, como pressuposto fundamental de desenvolvimento social e econômico.
O Consed é parceiro dos Poderes Públicos na discussão da política de educação nacional, na realização de ações, estudos e outras atividades afetas à área educacional, reconhecendo seu papel institucional como fomentador e mediador das discussões que envolvam os interesses legítimos das Secretarias de Educação.
O Consed, em todas as suas ações, é representante e interlocutor das Secretarias de Educação, junto aos órgãos consultivos e deliberativos afetos à área da educação, tornando-se parte imprescindível em qualquer debate que se faça em todos os níveis e esferas de Poder, acerca das políticas públicas educacionais.