Campeonato Sul-Mato-Grossense de Xadrez Blitz, Rápido e Clássico – FESMAX 2018 teve a participação dos estudantes da CEAM/AHS

Campo Grande (MS) – Neste sábado (14), a partir das 14h, estudantes da prática pedagógica do xadrez Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação- CEAM/AHS participaram do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Xadrez Blitz, Rápido e Clássico – FESMAX 2018 na sede da Associação Campo-grandense de Professores (ACP). Este evento tem como finalidade o congraçamento entre os praticantes de xadrez.

                  

Os estudantes foram premiados nas categorias sub 8 Heitor de Souza Rotta, sub 10 Stela Alonso Matoso, sub 16 Henryque Lubas Feitosa e Douglas Fernandes de Luca Couto de Oliveira classificação geral 12º.

                                 

A atividade desportiva do xadrez é realizada no CEAM/AHS desde os estudantes precoces até o ensino médio. Acredita-se que por meio da brincadeira lúdica e experimental eles se apropriam de conceitos sociais, culturais e noções básicas de regras de jogo. O xadrez na prática pedagógica tem a função lúdica geradora de diversão, prazer, integração, tendo como função primordial a identificação do indivíduo como protagonista de seu aprendizado. Desta forma, o xadrez torna-se um recurso indispensável para a quebra de barreiras atitudinais, promovendo a interação da pessoa com altas habilidades/superdotação com os seus pares.

                                

O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação – CEAM/AHS está vinculado diretamente à Coordenadoria de Políticas para Educação Especial/SUPED/SED.