Eletiva da EE Lucia Martins Coelho une conhecimento e gastronomia

Campo Grande (MS) – Uma vez por semana, os estudantes da Escola Estadual Lucia Martins Coelho colocam a mão na massa, mas também na carne, no pãozinho e até na sobremesa. A escola, de ensino médio em tempo integral – Escola da Autoria, usa a gastronomia para ensinar Língua Portuguesa e Geografia, por meio da eletiva “Sabores do Mundo”, que conta com a participação de 24 estudantes.

De acordo com a professora Claudia Valdez, de Língua Portuguesa, a disciplina incentiva o estudante a pesquisar a história dos pratos, além de escrever corretamente as receitas. “O grupo escolhe um país e um prato típico deste país. Assim, a eletiva o ajuda a conhecer outras culturas, trabalha Geografia e História, a partir do país e prato escolhidos, além de trabalhar a Língua Portuguesa na escrita da receita e apresentação do prato”, explicou.

Paloma Alcântara, do 2º ano do ensino médio, diz que se interessou pelo Sabores do Mundo” por ser a eletiva mais comentada entre os estudantes desde o ano passado. “Eu adoro cozinhar e fazer pratos salgados, mas também gosto porque o professor sempre explica a história do prato que estamos trabalhando”, destacou. A colega Fernanda Martins Caetano acredita que a eletiva os leva a conhecer outras culturas por meio da comida. “Eu acho bem bacana, o chef e os professores costumam explicar bem os conteúdos e nós conseguimos aprimorar nosso conhecimento”, completou.

Na última aula (13.4), a turma participou de uma atividade ao estilo das competições culinárias da TV. O tema era “Itália” e os estudantes preparam brusqueta, pizza e panna cotta para o júri composto pelo chef e professor Francesco Luigi, o apresentador do Programa Forno e Fogão Luiz de La Puente, a diretora Deborah Dal Moro, a diretora-adjunta Vicenta Alvarenga, o professor de Geografia Greisomar Ribeiro da Silva e a professora Claudia.