Campo Grande (MS) – A Escola Estadual José Antonio Pereira, do bairro Taveiropólis, de Campo Grande, realizou os Jogos Educativos de Química. Muitas vezes, os estudantes têm dificuldade na disciplina de Química, encontrando complicações na hora do estudo, mas a escola encontrou nos jogos uma maneira descomplicada de facilitar a aprendizagem.
Os estudantes foram desafiados pelo professor a confeccionarem jogos que favorecessem o enriquecimento dos conteúdos da disciplina. A ideia é torna-los produtores e construtores dos seus conhecimentos, por meio de jogos manuais, estudo dirigido e pesquisas orientadas no estímulo à criatividade, colaboração, trabalho em equipe e nível de compreensão dos aspectos abordados.
Os jogos criados pelos estudantes envolveram a nomenclatura de compostos orgânicos: hidrocarboneto; álcool; fenol; enol; éter; éster; amina; amida; haleto; cetona; aldeído; ácido; carboxílico; e sais de ácido carboxílicos. Em sala de aula o grupo apresentou sua criação e jogou com o professor para debate dos conhecimentos.
A ideia do ensino despertado pelo interesse do estudante passou a ser um desafio à competência do docente. O interesse daquele que aprende passou a ser a força motora do processo de aprendizagem, e o professor, o gerador de situações estimuladoras para aprendizagem.