MS avança na implementação da Base e realiza lançamento oficial do Currículo de Referência, em Campo Grande

Solenidade de lançamento contou com a presença de autoridades da Educação de Mato Grosso do Sul, no auditório da Assomasul.

Campo Grande (MS) – Em junho deste ano, Mato Grosso do Sul alcançou um importante marco na construção do Currículo de Referência, quando foi o primeiro Estado a entregar a versão preliminar. Nesta sexta-feira (30.11), no auditório da Assomasul, em Campo Grande, foi a vez de apresentar a versão final do documento, um importante passo rumo à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Secretária Cecilia, superintendente Hélio Daher e professora Eva Katayama, no evento de Lançamento do Currículo.

Documento de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, a Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.

Um dos coordenadores da implementação e superintendente de Políticas Educacionais da SED, o professor Hélio Daher falou sobre as etapas que antecederam o lançamento desta sexta. “Hoje encerramos a primeira fase da implementação da base. Essa fase consiste em uma série de etapas que já vencemos, desde a construção do regime de colaboração com os municípios, passando pelo processo de discussão do documento, que contou com 126 mil contribuições, até os seminários que resultaram nesse lançamento”, explicou.

O processo contou com a participação de todos os municípios do interior do estado, etapa que teve importante participação da Assomasul, que também marcou presença no evento com o diretor-geral da entidade, José Domingos Ramos, representando o presidente da Associação e prefeito de Bataguassú, Pedro Caravina.

Autoridades durante o lançamento do Currículo de Referência, na Assomasul.

A solenidade contou, ainda, com as presenças de outras autoridades, como a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), professora Eva Katayama Negrisolli; presidente da Undime/MS, Kalícia de Brito; presidente da Fetems, Jaime Teixeira; presidente do Sinepe/MS, Maria da Glória Paim; Antônia Icassati da Silva, coordenadora UNCME e Manuelina Martins da Silva Cabral, coord. Estadual do Currículo pela Undime.

A secretária de Estado de Educação e presidente do Consed, professora Cecilia Motta, que representou o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, no evento, aproveitou a oportunidade para citar, também, a parceria criada entre todas as entidades presentes no evento.

“Essa mesa representa o Regime de Colaboração. Aqui, nós temos os Conselhos Municipais, o Conselho Estadual, os coordenadores da Base em MS, Manuelina e Hélio, que conseguiram fazer essa verdadeira ‘teia’ junto às regionais. Temos aqui a Kalícia, presidente da Undime, a Glória com as instituições particulares de ensino e o Jaime, representando a Fetems, que participaram ativamente na construção desse documento e também a Assomasul, que sempre colocou esse espaço à nossa disposição. Esse é o resultado do nosso trabalho”, enalteceu a secretária.

Evento foi marcado pela referência ao Regime de Colaboração.

Líder na adesão, com a participação de 100% dos municípios, Mato Grosso do Sul se destacou pelo diálogo entre as prefeituras, entidades e profissionais envolvidos durante a construção do documento e, a partir deste mês de dezembro, usará essa estrutura organizacional para atingir o próximo objetivo: o início do processo de capacitação.

“Essa primeira fase foi muito importante. MS conseguiu 100% de participação no Regime de Colaboração, concluímos o documento muito antes do previsto, que seria a segunda semana de dezembro, e agora já vamos iniciar a segunda fase com o processo de formação dos professores e, mais uma vez, contaremos com a participação dos municípios”, concluiu Hélio.