Evento na Câmara Municipal de Campo Grande comemora a Lei da Libras

Campo Grande (MS) – Na noite de quinta-feira (19), foi realizado evento solene na Câmara Municipal de Campo Grande em comemoração ao décimo sexto ano da Lei da Libras (Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002). Essa Lei, reconhece a Libras como a língua oficial do Brasil garantindo à pessoa surda o uso e o acesso a sua primeira língua.

O evento contou com a participação de servidores e estudantes do Curso de Libras e Formação de Intérpretes do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação  e de Atendimento às pessoas com Surdez (CAS), que puderam assistir a um teatro protagonizado pelos Professores Surdos, sobre a trajetória de luta e avanço da Língua Brasileira de Sinais em nosso país, e ainda conhecer alguns espaços que oferecem acessibilidade linguística para os surdos em seus atendimentos ou que são auxiliados pelo serviço da Central de Interpretação de Libras (CIL), por meio de um vídeo produzido pelos Núcleos de Convivência e de Tecnologia.

Todas as Escolas da Rede Estadual de Educação foram convidadas a comemorar no dia 24 (terça-feira), o Dia da Libras. Essa comemoração acontecerá por meio da apresentação de materiais específicos em língua de sinais, apresentações culturais com a participação dos estudantes e ainda a sinalização das dependências da escola com placas de identificação também em Libras.