Objetivo da OBFEP é valorização da escola pública, melhoria do ensino e estudo das ciências, avaliar aptidão e interesse pela Ciência.
Cerca de 70 estudantes de Mato Grosso do Sul participaram, na última quinta-feira (16.05), no auditório da reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em Campo Grande, da entrega das premiações de três olimpíadas de conhecimento promovidas em 2018: Olimpíada Brasileira de Física (OBF), Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
“As olimpíadas abrem portas aos estudantes, que passam a perceber seu potencial, são incentivados e incentivam os colegas, portanto é muito mais que um simples teste de conhecimento”, menciona o professor de física, Ronaldo Silva, coordenador estadual das olimpíadas.

Destaque para Julia Carolina Santos Febo, 14 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio da Escola Dr. Martinho Marques, de Taquarussu, que conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, “ sou apaixonada pela física, tenho dedicação pela disciplina, tenho pretensão de seguir a carreira de medicina e, para realizar meu sonho, pretendo me dedicar ainda mais”, enfatiza Julia.
A estudante Brenda Pereira da Silva de Brito, da EE Professora Fátima Gaiotto Sampaio, de Nova Andradina, foi uma das premiadas na OBFEP, “estou feliz por estar aqui hoje, representando minha escola, não imaginaria estar recebendo esta premiação, mas hoje vejo que o esforço vale a pena. O raciocínio lógico nos faz pensar mais, isto é motivador”, menciona.

Outra estudante da Rede Estadual de Ensino é Shaylla Manahra Anunciação Souza, da EE Professora Thereza Noronha de Carvalho, de Campo Grande, “…esta paixão pelas exatas vem de família, para mim é um sonho, poder estar aqui, participar das provas, ser premiada, pretendo ser professora de física e a premiação me motiva ainda mais”, relata Shaylla.
Destaque em dobro para os estudantes da EE Dr. Fernando Corrêa da Costa, de Aral Moreira, Ana Carolina Gonçalves Torres, que conquistou a medalha de prata, orientada pelo professor Lucas Limeira Rodrigues e o estudante Lucas Nascimento Reis, medalha de bronze, coordenado pelo professor Emerson Macedo dos Santos, “ é significativo o empenho e dedicação dos coordenadores Djalma Santos e Emerson dos Santos, que despertaram nos discentes a curiosidade pela ciência, vivenciando o conhecimento científico e tecnológico e suas aplicabilidades diárias”, salienta diretora Derciley Aparecida Godin dos Santos.

Dos estudantes de Mato Grosso do Sul, 13 premiados são da Rede Estadual de Ensino, sendo eles: Ana Rebeca Coinete Gomes (EE Gal Malan/ Campo Grande), Brenda Pereira Da Silva De Brito (EE Professora Fátima Gaiotto Sampaio/Nova Andradina), Guilherme Antônio Da Silva Ribeiro (EE Lucia Martins Coelho/Campo Grande), Johann Sebastyan de Almeida Bach (EE Dona Consuelo Muller/Campo Grande), Lorenna Zeri Coelho Rocha (EE Lucia Martins Coelho/Campo Grande), Bianca Silva Caires (EE Jonas Belarmino da Silva), Lucas Nascimento Reis (EE Dr. Fernando Corrêa da Costa/Aral Moreira), Shaylla Manahra Anunciação Souza (EE Profª Thereza Noronha de Carvalho/Campo Grande), Ana Carolina Gonçalves Torres (EE Dr. Fernando Corrêa da Costa/Aral Moreira), Eduarda Dos Santos Pereira (EE Rita Angelina Barbosa Silveira/Dourados), Gabriel dos Anjos Lasarini (EE Fernando Corrêa da Costa/Três Lagoas), Julia Carolina Santos E Febbo (EE Dr Martinho Marques/Taquarussu), Lauriane Lescano Mendes (EE Orcirio Thiago de Oliveira/Campo Grande).
A OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular. Se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes, além do uso das ciências para compreensão da realidade dos alunos com a realização de atividades que estimulem sua criatividade.