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159 escolas da Rede Estadual de Ensino são inseridas no Programa Letrus de Desenvolvimento de Escrita

  • 28 set 2021
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas
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Ao todo, 159 escolas da Rede Estadual de Ensino foram inseridas, com mais de 48.000 estudantes, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, envolvendo 531 professores de Língua Portuguesa.

Campo Grande (MS) – Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional (COPEMEP), em parceria com o Centro de Autoria e Cultura Ltda, lançou, no dia 31 de agosto, Programa Letrus de Desenvolvimento de Escrita (Programa Letrus), com o objetivo de desenvolver a prática de produção escrita dos estudantes matriculados no Ensino Médio.

Ao todo, 159 escolas da Rede Estadual de Ensino foram inseridas, com mais de 48.000 estudantes, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, envolvendo 531 professores de Língua Portuguesa que recebem dados e gráficos sobre o desempenho dos estudantes para auxiliar nas ações e desenvolvimento das aulas.

Programa Letrus

O Programa Letrus disponibiliza uma plataforma para produção de texto escrito, com sistema de correção, realizado por meio de inteligência artificial. Esse mecanismo realiza avaliação diagnóstica dos estudantes, com correção de erros ortográficos e gramaticais, observações sobre o uso dos conectivos, análise das intervenções, sugestões de organização de ideias e identificador de plágio ou cópia. Além disso, encaminha relatórios completos, com notas, indicadores linguísticos, nível de turma e visão detalhada do desenvolvimento dos estudantes.

A plataforma possibilita que os professores tenham acesso ao desempenho dos estudantes por meio de relatórios individuais e por turma. Essa devolutiva permite o acompanhamento da evolução da escrita e da proficiência ao longo dos temas trabalhados, em tempo real.

Programa Letrus tem como objetivo desenvolver a prática de produção escrita

A professora, Eunice Neres dos Santos Paniz, da Escola Estadual São Gabriel, de São Gabriel do Oeste, relata que a ação da SED “chegou em momento oportuno, de pós-pandemia, proporcionando aos estudantes, atividades atrativas, além de facilitar o trabalho do professor. A imensa satisfação dos educandos é perceptível a todo instante, visto que em tempo real recebem o feedback e sugestões da atividade para reforçar o aprendizado”.

As ferramentas do sistema incentivam a prática e a aprimoração da produção escrita dos estudantes, o que, segundo a professora Ana Flávia Saravy, da Escola Estadual Coronel Lima de Figueiredo, de Maracaju, ajudou nas aulas de Língua Portuguesa e redação, com uma “plataforma simples de manusear e com ferramentas importantes como a de correção que nos ajuda muito. Os temas são superinteressantes e atuais, despertam o interesse dos estudantes e ajudam na construção do repertório sociocultural”.

Já a professora e coordenadora, Marcia Vilalba Arévalo, da Escola Estadual Vespasiano Martins, escola que oferta ensino em tempo integral, de Campo Grande, reforça que “a plataforma deu um incentivo aos estudantes para realizar suas produções, pois ao receber o feedback da redação eles comentam sobre o que precisam melhorar”.

Com essa parceria, a SED põe em prática uma das ações do Plano de Recomposição da Aprendizagem na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul (PRA-MS), no que se refere ao aprimoramento da escrita, leitura e interpretação, habilidades importantes no desenvolvimento intelectual dos estudantes.

 



 

 

 

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