Estudantes do Projovem Urbano têm talento reconhecido em Festival de Composição Musical

  • Publicado em 01 ago 2016 • por •

  • Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou neste sábado (30), na Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos, a final do Festival de Composição Musical, projeto desenvolvido pela Coordenação Estadual do Programa Projovem Urbano com estudantes de sete escolas estaduais de Campo Grande, com o apoio do cantor e compositor Thales Belchior. “Foi a experiência mais incrível que eu já tive porque conseguimos mudar algumas vidas e isso não se comparar a nenhuma outra vitória pessoal que eu tenha tido. Eu fiz com que esses jovens percebessem que eles têm potencial e percebi que, dentro de mim, tem um potencial também que eu não conhecia”, descreveu Thales.

    IMG_7822

    A música faz parte do cotidiano dos estudantes, independentemente de sua situação socioeconômica e o projeto visa oferecer a estes jovens uma atividade que concilie os conhecimentos adquiridos, por meio do currículo escolar, com uma importante demonstração cultural, que é a composição musical. “Deste projeto saíram composições maravilhosas. Hoje é um dia de educação e cultura, afinal música é aprendizagem. A letra é pura língua portuguesa e o ritmo, matemática. Esta é uma maneira alegre e descontraída de aprender”, destacou a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta.

    IMG_7687

    A proposta busca estimular os estudantes a produzirem composições, que irão auxiliá-los, diretamente, no desenvolvimento da escrita, elaboração e compreensão de textos, bem como servirá para desenvolver a autoestima e valorizar os seus talentos. “Me interessei logo no início por este projeto de composição. A musica melhorou minha redação e minha leitura. O Projovem tem dado um grande retorno para a minha vida, estou desenvolvendo coisas que antes eu não desenvolvia”, explicou Ulissio Henrique de Lima Pereira, da EE Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, um dos finalistas do festival.

    IMG_7690

    Durante toda a semana, o público votou, na página SED no Facebook, no seu videoclipe favorito. Os vencedores foram escolhidos pela votação popular e por um júri técnico. Sidney Leal Dantas, da EE Profª Célia Maria Náglis, foi o vencedor do júri popular com a música Falso Amor, que recebeu mais de 50 mil votos na internet; e Rafael Conceição, da EE Profª Ada Teixeira dos Santos Pereira, vencedor do júri técnico com a música “Vida Real”. A EE Maestro Heitor Villa Lobos ficou com o prêmio de Melhor Torcida. “Antes eu tocava só para minha família, mas meu vídeo foi compartilhado em cinco estados, muita gente conheceu e gostou do meu trabalho”, contou Sidney, autor de “Falso Amor”.

    IMG_7688

    As composições finalistas, que estão disponíveis para visualização no Facebook da SED,  foram: A Solução, de Douglas Vieira, Rosivaldo Conceição Pinto, Luan Lima e Robson Rodrigues; Falso Amor, de Sidney Leal Dantas; Minha Vida sem Você, de Epifânio Ademir Alvarenga; O Doutorado, de Rafael Aguilar de Almeida; Ponto Final, de Lays Oliveira; Sensações, de Jonathan Silva de Jesus, Tyson da Silva Carvalho e Wallace Wesley Pereira; Sinais, de Juliermes Carlos M. de Oliveira; Tentando Esquecer, de Tyson da Silva Carvalho; Vida Real, de Rafael Conceição Gonzaga; e Volta pra Mim, de Ulissio Henrique de Lima Pereira.

    IMG_7827

    Durante o evento, a Fundação Dom Bosco – FM Educativa UCDB, em parceria com a SED, ofereceu à comunidade serviços gratuitos nas áreas da saúde, educação, cidadania, cultura, esporte e lazer.

    Festival de Composição Musical

    O projeto visa oferecer aos jovens uma atividade que concilie os conhecimentos adquiridos, por meio do currículo escolar e com uma importante demonstração cultural, que é a composição musical. Assim, a música faz parte do cotidiano dos estudantes, independentemente de sua situação socioeconômica.

    A proposta busca estimular os estudantes a produzirem composições, que irão auxiliá-los, diretamente, no desenvolvimento da escrita, elaboração e compreensão de textos, bem como servirá para desenvolver a autoestima e valorizar os seus talentos.

    Projovem Urbano

    O programa tem como objetivo proporcionar aos jovens sul-mato-grossenses a conclusão do ensino fundamental, a iniciação para a qualificação profissional na área de telemática e ainda, a oportunidade de desenvolvimento humano e exercício efetivo de cidadania. No horário das aulas, as salas de acolhimento recebem os filhos dos estudantes.

    Categorias :

    Geral

    Veja Também