Professora Maria Cecilia abre segundo dia de Curso para diretores escolares

  • Publicado em 09 dez 2016 • por •

  • Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) encerrou nesta quinta-feira (8), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, o segundo encontro presencial do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Avaliação da Educação Pública, com diretores e diretores-adjuntos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, realizado com objetivo de apoiar e fortalecer a gestão democrática, com foco na aprendizagem dos estudantes, visando promover um ensino de qualidade e a valorização da educação pública.

    Entre os temas abordados ao longo do curso estão políticas publicas e legislação educacional, avaliação e indicadores educacionais, currículo e políticas curriculares e gestão e liderança. Nesse segundo dia de formação, os diretores foram recebidos pela secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta. “Vou aproveitar e fazer um pequeno balanço da educação, falar da situação atual do país, das escolas de ensino médio em tempo integral e da reorganização da Rede Estadual de Ensino, com a criação das Coordenadorias Regionais, que vão chegar mais perto das escolas”, destacou.

    Na programação, a palestra “Políticas educacionais e currículo: o que acontece na escola”, ministrada pela professora Beatriz Basto Teixeira, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). “Quando trato de políticas públicas e políticas educacionais, o enfoque que eu procuro dar é o da escola como formadora de vontades. O que significa que, tanto para o maior sucesso dessas políticas, quanto para uma gestão democrática da escola, é muito importante que nela professores, pais de alunos, alunos e funcionários se reúnam, sob a liderança dos gestores escolares, para poder interpretar as políticas à luz do contexto da própria escola”, explicou.

    No total, a carga horária do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Avaliação da Educação Pública é de 214 horas, sendo 190 horas a distância e 3 encontros presenciais, sob a regência do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O primeiro encontro aconteceu em setembro deste ano e o terceiro está previsto para março de 2017.

    [ngg_images source=”galleries” container_ids=”101″ override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”120″ thumbnail_height=”90″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails”]

    Categorias :

    Geral

    Veja Também