Publicado em 29 jun 2017 • por tmotta@fazenda.ms •
Campo Grande (MS) – O “Projeto Filmes”, coordenado pela professora Márcia Eligia foi desenvolvido com estudantes da 2ª fase A, B e C, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Tancredo Neves, em Dourados.
Na disciplina de Língua Portuguesa foram apresentados os filmes “Terra Vermelha” de Marco Bechis e “Terra Sonâmbula” adaptação de Teresa Prata, baseado na obra de Mia Couto. Após assistirem ao filme “Terra Vermelha”, realizaram pesquisa de temas como a população indígena de Dourados, violência nas aldeias, demarcação de terras, cultura e religião. Os estudantes elaboraram slides e vídeos sobre o assunto e na disciplina de Artes produziram desenhos e pinturas com tema indígena.
Assistiram também ao filme “Terra Sonâmbula” e fizeram a leitura do livro da mesma obra. O romance é rico em descrições de cultura, aborda aspectos históricos e o imaginativo de um povo, da sociedade moçambicana. Os estudantes produziram trabalhos como: mapas com os países que falam a língua portuguesa, sinopse do livro, desenhos dos personagens, realizaram a contextualização histórica da guerra civil em Moçambique e a prosa poética através de trechos da obra.
Todos os trabalhos foram apresentados para as turmas da EJA durante uma exposição na escola.
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”243″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”120″ thumbnail_height=”90″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]