Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

CEI Zedu realiza série de atividades durante segunda semana de acolhimento das crianças

  • 01 mar 2019
  • Categorias:Educação Infantil
  • Compartilhar:

Ação, realizada entre os dias 25/02 e 01/03, foi voltada para adaptação das crianças. Ano letivo teve início no último dia 18 de fevereiro.

Campo Grande (MS) – A segunda semana do Ano Letivo de 2019 foi repleta de atividades para as crianças matriculadas no Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu), localizado no Parque do Poderes, em Campo Grande. De segunda à sexta, os pequenos participaram de ações como festa à fantasia, banho colorido e teatro.

Equipe do Centro de Educação Infantil deixou tudo pronto para receber as crianças para a semana de acolhida pedagógica.

 

“Hoje temos 380 crianças. Como o número é grande, dividimos as atividades no decorrer da semana. Sempre buscamos realizar esse tipo de ação não apenas na acolhida, mas também em algumas datas, como semana das crianças e volta das férias no meio do ano, por exemplo. Fazemos teatro, apresentações de mágica, teatro das professoras, teatros das próprias crianças. Isso tudo ajuda, e muito, na adaptação de todos”, disse a diretora do CEI, professora Carla Castro Rezende Diniz Brandão.

Em meio ao processo de adaptação das crianças, em parceria com as famílias, o Centro visa possibilitar momentos de brincadeiras, com a interação de diferentes formas e em diferentes espaços com pais, professores, assistentes e outras crianças, para que os pequenos possam conviver e interagir com o grupo e com os adultos, adquirindo assim segurança.

Cuidado da equipe pedagógica se estendeu aos mínimos detalhes.

“Algumas crianças estranham bastante o começo, mas são poucas. Depende muito da criação e da rotina em casa. Quando a criança sai dessa rotina, percebemos que ela sente e dá uma estranhada. Algumas, com uma semana, já dão ‘tchauzinho’, mandam beijo e tudo mais. Na maioria dos casos essa adaptação é bem rápida”, finalizou Carla.

Com muitas cores e ambiente decorado, crianças foram recebidas para semana de atividades.

A prática ocorre desde 2015 e se tornou um hábito no Centro de Educação Infantil gerido pela Secretaria de Estado de Educação (SED). Para a coordenadora de Políticas para Educação Infantil, professora Luziette Aparecida da Silva Amarilha, a realização das atividades é fundamental para amenizar os efeitos da mudança na rotina das crianças e até mesmo um objetivo trazido de casa pode ajudar nesse processo.

 

“Um ponto importante, que vale ser destacado, é o uso dos objetos de transição. Pode ser um brinquedo, um paninho, algo que tenha um cheiro ou imagem familiar da criança que faça parte do cotidiano dela, até mesmo uma foto do pai e da mãe. Para quem não está acostumado pode parecer curioso, mas o resultado é muito positivo. Sempre que possível, incentivamos que a criança traga, justamente para ajudar nesse período de adaptação”, disse Luziette.

Últimas Notícias

  • EXPOCATA conscientiza sobre Lixo Zero na Semana do Meio Ambiente
  • JURIDICAST: Estudantes da  EE Júlia Gonçalves Passarinho em contato direto com área jurídica e parlamentar de Corumbá
  • Educação ambiental em destaque: II Feira de Ciências mobiliza comunidade escolar em Guia Lopes da Laguna
  • Sistema de produção agroindustrial e tecnologias digitais foram trabalhados na EE Doutor Fernando Corrêa da Costa  
  • Alunos da EE Dom Bosco mergulham na Grécia Antiga em aula interdisciplinar de História e Filosofia
  • Inscrições do IV Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS – Prêmio Helena Meirelles encerram dia 04 de julho
  • SED/MS encerra série de encontros formativos para professores que acompanham estudantes com TEA
  • Formação da SED reforça inclusão de estudantes surdos e surdos indígenas na Rede Estadual
  • Metodologia ativa transforma sala de aula em cenário de investigação criminal na JOMAP
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira 2025  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital