Encontro contou com a presença de 23 participantes. Objetivo inicial foi a formalização de compromissos com o Programa, em MS.
Campo Grande (MS) – A Coordenadoria de Políticas Específicas para Educação (Copeed), realizou na última quarta-feira (22), a primeira reunião do Comitê Gestor do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano). O encontro, responsável por reunir 23 participantes, ocorreu no Centro de Formação Mariluce Bittar.
Com o objetivo de formalizar o compromisso de cada órgão/instituição participante nas questões de vulnerabilidade social enfrentadas pelos estudantes, a reunião buscou enaltecer iniciativas que possibilitem maior acesso à cultura, esporte, lazer, participação social, profissionalização, trabalho e renda, além da preocupação com a formulação, implementação e fomento de programas mais dinâmicos e eficazes.
“Para colaborar com as ações do Projovem, é fundamental que as entidades parceiras apresentem sugestões de projetos e atividades de integração que permitam ações voltadas à proteção das mulheres e de grupos étnico-raciais, como negros, indígenas, quilombolas e ciganos, bem como todos aqueles que, de alguma forma, também são afetados por discriminação e preconceito de quaisquer natureza e gênero. promovendo desta forma, a valorização e a visibilidade dos nossos alunos na sociedade e na comunidade a qual estão inseridos”, explicou a assistente administrativo da coordenação do Projovem, professora Arlete Silva Lima Povh.
A Reunião
No primeiro momento, a equipe do Programa apresentou o que é – e como funciona – o Programa, com detalhamento sobre peculiaridades e desafios. A equipe também falou sobre o porquê da criação e a importância da existência do Comitê Gestor. Durante a programação, os participantes se apresentaram e discorreram sobre as especificidades, além de se colocarem à disposição do Programa.
Na sequência, o momento foi de fala das Assistentes Pedagógicas de Núcleo, presentes em cada unidade escolar do Programa. Elas abordaram questões relativas ao perfil dos alunos, relataram as dificuldades diárias enfrentadas por eles e solicitaram, aos membros do Comitê Gestor, auxílios e encaminhamentos direcionados, com prioridade aos alunos, tanto no âmbito coletivo quanto individual, a fim de levar auxílio nos campos emocional, profissional e social, entre outros.
Entre os presentes na reunião, esteve a coordenadora de Psicologia Educacional da Secretaria de Estado de Educação (SED), Paola Nogueira Lopes. Durante a apresentação, a psicóloga levou sugestões de encaminhamentos mais eficazes, no intuito de facilitar e dinamizar o atendimento aos estudantes e filhos atendidos pelo Programa.

Trabalho em MS
Hoje, o Projovem Urbano está presente em três unidades escolares em Campo Grande. O programa é responsável por atender aproximadamente 600 estudantes, com idades entre 18 e 29 anos, divididos nas escolas da Capital: EE Amando de Oliveira (Piratininga), EE Arlindo de Sampaio Jorge (Moreninha II) e EE Dr. Arthur de Vasconcellos Dias (Estrela do Sul).
Vale salientar que o Programa também visa o atendimento aos filhos dos estudantes, com idades entre 0 e 8 anos, nas salas de acolhimento presentes nas unidades escolares que integram o Projovem Urbano.
Serviço
De acordo com a coordenadoria responsável pela iniciativa, as próximas reuniões do Comitê Gestor do Projovem Urbano, estão previstas para acontecer de forma mensal, com datas pré-agendadas, na Secretaria de Estado de Educação.