Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
  • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Escolas em tempo integral trocam experiências exitosas no “Autoria Café e Prosa”

  • 29 jul 2019
  • Categorias:Escola da Autoria
  • Compartilhar:

Professores, estudantes, coordenadores, direção e técnicos, reuniram-se para momentos de reflexão, melhoria e práticas cotidianas das Escolas da Autoria

Campo Grande (MS) – Encerraram, sexta feira (26.7), as atividades do “Autoria Café e Prosa”, no Centro de Formação Mariluce Bittar. O evento, promovido pela Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Gerência de Ensino Médio em Tempo Integral (GEMTI), abordou, nos dois dias, com professores, estudantes, coordenadores, direção e técnicos, momentos de reflexão, sobre as práticas cotidianas importantes para o crescimento e melhoria das Escolas da Autoria.

O “Autoria Café e Prosa” teve como principal objetivo, de acordo com a gerente de Ensino Médio e Tempo Integral, (GEMTI), Maria Gorete Siqueira Silva, proporcionar momentos de troca de experiências entre as 27 escolas participantes do Programa de Ensino Médio em Tempo Integral, intitulada Escola da Autoria, “além de uma avaliação do processo de implantação, por meio da análise dos desafios, e proposições de soluções possíveis, possibilitando o replanejamento das ações serem desenvolvidas para o último semestre”, enfatiza Gorete.

Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta relatou a importância da Escola da Autoria no Mato Grosso do Sul, “a palavra autoria, nos remete a autoria para vida, o professor é autor de políticas públicas, os estudantes são autores da sua aprendizagem, isto é gratificante, estamos a serviço do estudante, nosso salário é pago para atendê-los, quando recebemos a notícia do avanço do nosso Mato Grosso do Sul, sendo o estado com maior inserção no Brasil, de jovens, entre 15 a 17 anos, matriculados no Ensino Médio, nos gratifica e demonstra que estamos no caminho certo”, enfatiza secretária Cecilia.

Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta discursando na abertura do “Autoria Café e Prosa” (Foto: Juarez Júnior)

Secretária mencionou ainda, que esteve em Brasília, reunida com embaixador Britânico Vijay Rangarajan, onde o Reino Unido estará investindo em 06 estados da federação na Língua Inglesa, “em outubro estará ajudando a escrever o currículo do Ensino Médio na BNCC  e Mato Grosso do Sul será um dos parceiros da embaixada britânica, que estará quatro anos dando a formação da Língua Inglesa social”, finalizou Cecilia Motta.

No “Autoria Café e Prosa” teve a participação de estudantes matriculados na Escola da Autoria que compartilharam suas experiências exitosas sobre o desenvolvimento do protagonismo juvenil no cotidiano escolar, bem como, os desafios enfrentados até então, entre eles, os representantes da Escola Amélio de Carvalho Baís, Pietra Costa e Debora Cristina (1º ano do Ensino Médio), Carolina Cristaldo (3º ano) e Ana Valoide (2º ano do Ensino Médio).

 “A Escola da Autoria está sendo primordial para nossa formação, de termos responsabilidade de forma independente e ter sucesso profissional e pessoal”, enfatiza Pietra. Para Débora Cristaldo, que já está na Escola da Autoria desde o primeiro ano no Ensino Médio, disse que, “os três anos de projeto de vida fez corrermos atrás para construção do nosso futuro, hoje a escola é mais unida em prol ao protagonismo, é incrível”.

Estudantes do Ensino Médio da Escola Amélio de Carvalho Baís, Pietra, Débora, Carolina e Ana (Foto: Juarez Júnior)

Outra estudante que esteve participando do “Autoria Café e Prosa” foi a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Kedna Jaqueline, da Escola Padre Constantino em Maracaju, “ Nossa escola é uma grande família, nossos professores estão empenhados em nos ajudar na escola, no projeto de vida e para nos encaminhar para a universidade, conforme nossas vocações, está nos ajudando bastante a ser protagonista de nossa história, super apoio quem quiser ir”, finaliza Kedna Jaqueline.

“A metodologia de “word café” utilizada, permitiu um elevado nível de interação e promissora conversa de todos os participantes, que conhecem a síntese das discussões dos grupos, conectam-se e desenvolvem as suas ideias, tornando visível os esforços e a inteligência coletiva”, menciona coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, Davi de Oliveira dos Santos.

Além das escolas da Autoria, participaram a Gerência de Ensino Médio em Tempo Integral, representantes de setores da SED, Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), parceiro da Secretaria de Estado de Educação no processo de implantação das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, através do modelo denominado Escola da Escolha.

Equipe da Gerência de Ensino Médio em Tempo Integral (GEMTI), durante troca de experiencias exitosas no “Autoria Café e Prosa” (Foto: Juarez Júnior)

Últimas Notícias

  • Em Aral Moreira, EE João Vitorino Marques encerra 1º bimestre com projeto sobre etnias do MS
  • Metodologia “Recuperar para Avançar” é realizada na EE Thomaz Barbosa Rangel
  • Rádio Cast CEJAR se destaca no evento de lançamento do PRA-TUTORIA e PIDEM 2025
  • Inscrições do Programa Raças e Etnias de MS e Selo ERER para escolas da REE encerram dia 31 de maio
  • Projeto literário “Semeando Autores” estimula criatividade dos estudantes da EE João Ponce de Arruda
  • Secretário de Mato Grosso do Sul representa Consed em seminário no Ministério da Educação
  • Estudantes da REE são premiados na MATIFIC, competição internacional de Matemática  
  • Abertas inscrições do curso sobre Aprendizagem Criativa, Educomunicação e Cultura Maker, para professores
  • EE Presidente Vargas realiza projeto “Leitura dos Clássicos”
  • Modalidade de Xadrez é destaque na EE Marechal Rondon, em Mundo Novo  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital