TRE e Educação lançam segunda edição de concurso de redação para estudantes da Rede Estadual

  • Publicado em 17 set 2015 • por •

  • Campo Grande (MS) – O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) em parceria com o Governo do Estado, lançou nesta quinta-feira (17), a segunda edição do projeto educativo “TRE na Escola-Cidadã”, na Escola Estadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande, com a assinatura do Termo de Convênio entre o TRE e a Secretaria de Estado de Educação (SED).

    Voltado aos estudantes do ensino médio da Rede Estadual de Ensino, o projeto tem como objetivo divulgar aos jovens o processo eleitoral e serviços prestados pela Justiça Eleitoral, ressaltando a importância do voto ético e consciente, proporcionando-lhes o conhecimento de seus direitos e deveres no exercício da cidadania.

    IMG_3730

     

    De acordo com a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, a iniciativa do TRE, de trabalhar com as pessoas que escolhem os dirigentes é positiva e preventiva. “Meu recado é para os estudantes [da Rede Estadual de Ensino], que estão tendo oportunidade ímpar de escolher o diretor da escola. Esperamos muito que as escolhas sejam feitas por competência, afinal, a maneira como decidimos o diretor da escola será a mesma com que escolheremos nossos dirigentes do município, do Estado de do País”, afirma.

    Durante o projeto, será realizado um concurso de redação entre os estudantes e palestras nas escolas e faculdades, com treinamento nas urnas eletrônicas. “Este projeto é um exercício de responsabilidade social, com o objetivo de fomentar o debate sobre o processo eleitoral e estimular a participação do jovem na vida política do país”, explica Tânia Garcia de Freitas Borges, vice-presidente do TRE-MS.

    IMG_3711

    Nesta edição, o concurso de redação terá como tema “O voto como instrumento contra a corrupção”. Os responsáveis pelas escolas poderão fazer a inscrição dos estudantes por meio do site do TRE-MS (www.tre-ms.jus.br), de 21/9 a 3/10. A prova será realizada no dia 18/10, na Escola Estadual Joaquim Murtinho.

    Para a estudante do 2º ano do ensino médio da EE Joaquim Murtinho, Alana Raabe, 16 anos, o projeto estimula a aprendizagem sobre o tema. “É uma ideia interessante até para aprendermos um pouco mais porque nós temos que nos interessar pela situação de nosso país, pelo voto consciente. Eu já tirei meu título de eleitora e vou votar nas próximas eleições”, diz.

    IMG_3714

    Alyne Rebeca, 17 anos, do 3º ano do ensino médio da EE Joaquim Murtinho, é importante que todos saibam a importância do voto. “Eu já votei e vou continuar votando, sempre com consciência. Acredito que se votarmos conscientes poderemos mudar o nosso país, não é votar por votar ou vender o voto, é votar com consciência para fazer a diferença”, conta.

    A premiação dos cinco vencedores do concurso ocorrerá no dia 23/11, no TRE-MS.

    A solenidade foi acompanhada por Heraldo Vitta, diretor da Escola Judiciária; Letânia Ferraz de Brito Coutinho, diretora-geral do TER-MS; Marcos Nassar, procurador regional eleitoral; e Lucilio Souza Nobre, diretor da EE Joaquim Murtinho.

    TRE17set 015

     

    Categorias :

    Geral

    Veja Também