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“Construção de Ideias Científicas e Tecnológicas CRE-4” beneficia 05 escolas na região Norte de MS

  • 13 set 2019
  • Categorias:CRE
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Estudantes de turmas de 9º ano do EF e Ensino Médio das escolas estaduais já conseguem compreender os benefícios da sustentabilidade e da bioeconomia

Campo Grande (MS) –Com enfoque na bioeconomia, diversidade e riqueza para o  desenvolvimento sustentável, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE-4) de Coxim, desenvolve projeto “1ª Construção de Ideias Científicas e Tecnológicas”, com subtema “Hortas”, envolvendo estudantes de turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas estaduais, EE Santos Dumont (Costa Rica), EE Francisco Ribeiro Soares (Pedro Gomes), EE Silvio Ferreira (Coxim), EE Vergelino Mateus de Oliveira (Rio Verde de Mato Grosso) e EE Thomaz Barbosa Rangel (Rio Verde de Mato Grosso)

“A fórmula de sucesso dessa empreitada pode parecer simples, mas exige muita motivação e ações ininterruptas. O sustento desta iniciativa é formado por professores pesquisadores apaixonados pelo que fazem e pelo empenho dos estudantes de turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio que já conseguem compreender os benefícios da sustentabilidade e da bioeconomia”, enfatiza coordenadora da CRE-4, Maira de Quevedo.

Estudantes da Escola Estadual Santos Dumont, envolveram planejamento de canteiros e métodos de compostagem (Foto: Divulgação)

A composição das hortas simbolizou para as escolas estaduais de Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, Costa Rica e Pedro Gomes, um ponto de partida para incentivar grandes mudanças no comportamento dos estudantes e introduzir melhores práticas pedagógicas e de gestão ambiental. No avanço do projeto foram incluídas ações como preparação de irrigação, criada pelos estudantes da EE Francisco Ribeiro Soares e da EE Silvio Ferreira, fazendo uso de equipamentos reciclados.

Envolveram ainda, planejamento de canteiros e métodos de compostagem na EE Santos Dumont e EE Vergelino Mateus de Oliveira, onde também foi possível mudar a dinâmica da geração de lixo orgânico local, discernindo com mais clareza o que deve, ou não, ser descartado como inservível. Os resíduos orgânicos são destinados à composteira e garantem adubo de excelente qualidade para os canteiros da horta.

Na EE Thomaz Barbosa Rangel, os estudantes pensaram na horta envolvendo a questão social na utilização na merenda escolar, além de valorização do meio ambiente (Foto: Divulgação)

Destaca-se também que a horta pensada pelos estudantes da EE Thomaz Barbosa Rangel envolve muito a questão social e ajuda na merenda escolar, além de ensinar o valor do meio ambiente.

Os professores formadores da CRE4 Felipe Telles, Carolina Beccegato e Michele Vendruscolo responsáveis pelo acompanhamento do desenvolvimento do Projeto 1ª Construção de Ideias Científicas e Tecnológicas CRE4, acreditam que a alternativa “horta”, selecionada pelos estudantes das determinadas escolas, poderá promover a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a bioeconomia.

Na E.E Vergelino Mateus de Oliveira resíduos orgânicos são destinados à composteira e garantem adubo de excelente qualidade para os canteiros da horta (Foto:divulgação) .

 Além disso, observa que já está servindo como dispositivo desencadeador de atividades didático-pedagógicas integradas, “pois a horta é um laboratório vivo para diferentes atividades envolvendo teoria e prática”, menciona professor Felipe.

“Estes trabalhos são realizados, através de simples ações e o aprendizado possibilita que os estudantes apliquem em seus lares os conhecimentos adquiridos, oferecendo vantagens para as comunidades”, finaliza professora formadora da CRE-4 Caroline Beccegato.

Na Escola Estadual Francisco Ribeiro Soares, em Pedro Gomes, foram incluídas ações como preparação de irrigação, criada pelos estudantes (Foto Divulgação)

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