Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
  • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Multiconsciência é temática de projeto na E.E Dr. Gabriel Vandoni de Barros

  • 03 dez 2019
  • Categorias:Interior
  • Compartilhar:

Objetivos são de promover a interdisciplinariedade, trabalho em equipe, sensibilização quanto a diversidade em todas as suas faces, entre outros.

Campo Grande (MS) – No dia 20 de novembro, data comemorativa à “Consciência Negra”, a Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros, em Corumbá, apresentou como premissa inicial, trabalhar com as diferenças culturais, com o projeto Multiconsciência.

Docentes e turmas do ensino fundamental ao médio foram envolvidos, inclusive os reeducandos do sistema prisional. Toda a comunidade escolar, incluindo os pais, foram convidados a prestigiar a culminância do projeto, realizado na sexta-feira (22.11). No horário das 07h às 09h houve exposição de trabalhos pedagógicos, já a partir das 09h houve apresentações culturais.

Através da realização do projeto desenvolveu-se nos estudantes reflexões e atitudes conscientes de respeito e valorização do próximo, quer seja esse próximo igual ou diferente dele em seus inúmeros aspectos. Além disso, que ao desenvolver seus trabalhos para exposição aprimoraram habilidades de pesquisa e estética.

Estudantes da Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros durante atividades comemorativas à Consciência Negra (Foto: Divulgação)

Nossa sociedade, ainda permanece preconceituosa e discriminadora. Provavelmente, grande parte de nós, inseridos nessa sociedade, é portadora de preconceitos. Aceitar essa afirmativa implica não só combater o preconceito do outro, mas em si próprio.

De acordo com idealizadores do projeto, essa constatação leva à concluir que o questionamento do preconceito envolve raciocínio, o conhecimento da sua história, assim como das razões do seu surgimento na sociedade e em nós.

É importante perceber que foram construídas, em nós e no outro, estruturas afetivas que trazem rejeição e aceitação das diferenças, carregadas de emoções, que vem facilitar ou dificultar a sua superação, pelo fato de serem sentimentos íntimos, muito difíceis de serem superados e até mesmo de serem reconhecidos.

Diversas atividades foram desenvolvidas com estudantes no projeto Multiconsciência, na Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros (Foto: Divulgação)

A chave para esta realidade consiste em aprender a conviver com os outros, reconhecendo seus semelhantes como idênticos em dignidade e direitos. Ou seja: é necessário defender-se a existência de “Uma igualdade que não reconhece qualquer forma de discriminação e de preconceito com base em origem, raça, sexo, cor, idade, religião e sangue entre outros” (CURY, 2000).

O intuito é que professores, equipe pedagógica e direção escolar devam tornar visível a diversidade, discutir as diferenças, entender e ouvir os outros, pois estas são experiências que ajudam a abordar o desconhecido, com a informação necessária para quebrar os mitos e estereótipos que são a base da discriminação.

A LDB (Lei nº9394/96), em seu artigo 32º, inciso III, afirma que o ensino deve ser transmitido, buscando a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores e estabelece a escola como responsável pela formação do cidadão, sendo também, sua função desenvolver valores para se viver na sociedade e dela participar.

Portanto, é fundamental que a escola não promova somente o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas que também contribua na formação para que estes construam seus próprios conceitos e valores, estabelecendo o que é fundamental para sua formação. O foco desse trabalho em nossa escola, volta-se para as diferenças entre identidade, etnia, cultura, ambiente entre outros, que são enormes e portadoras de muitas riquezas e desafios.

Assim, a consciência é de todos a gerar a Multiconsciência em um bem comum, multiconsciência que visa despertar a consciência em seus vários aspectos, onde a palavra de ordem é “ Respeito”. Dentre os objetivos estão: Promover a interdisciplinariedade; o trabalho em equipe, a sensibilização quanto a diversidade em todas as suas faces; o conhecimento e valorização da cultura regional e o aprimoramento dos dons artísticos dos alunos.

Para a elaboração das atividades relativas ao projeto foram realizadas pesquisas, leitura e interpretação de texto, visualização de documentários e reportagens, utilização de recursos midiáticos e oficinas com materiais diversos.

Últimas Notícias

  • Cidadania ambiental é trabalhada em projeto na EE Menodora Fialho de Figueiredo
  • Em Aral Moreira, EE João Vitorino Marques encerra 1º bimestre com projeto sobre etnias do MS
  • Metodologia “Recuperar para Avançar” é realizada na EE Thomaz Barbosa Rangel
  • Rádio Cast CEJAR se destaca no evento de lançamento do PRA-TUTORIA e PIDEM 2025
  • Inscrições do Programa Raças e Etnias de MS e Selo ERER para escolas da REE encerram dia 31 de maio
  • Projeto literário “Semeando Autores” estimula criatividade dos estudantes da EE João Ponce de Arruda
  • Secretário de Mato Grosso do Sul representa Consed em seminário no Ministério da Educação
  • Estudantes da REE são premiados na MATIFIC, competição internacional de Matemática  
  • Abertas inscrições do curso sobre Aprendizagem Criativa, Educomunicação e Cultura Maker, para professores
  • EE Presidente Vargas realiza projeto “Leitura dos Clássicos”
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital