Professora Maria Cecilia participa do I Festival Escolar de Mato Grosso do Sul

  • Publicado em 27 out 2015 • por •

  • Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) está realizando, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, a Mostra Cultural 2015 – I Festival Escolar de Mato Grosso do Sul (FEMS): pintura, fotografia, dança e música, com a participação de mais de mil estudantes, de 85 escolas estaduais, de 40 municípios.

    IMG_4978

    De acordo com a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, as apresentações são a culminância do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. “Nossos alunos, junto com professores e diretores, mostram aqui o que fizeram este ano, colocando a alma ora na música, ora na pintura, ora na dança, enfim, nas artes. Não é uma competição, é um momento de externar sentimentos”, afirma.

    IMG_4933

    O FEMS tem como objetivo estimular nos estudantes a autoconfiança na relação existente entre a produção artística pessoal, ou coletiva, e os conhecimentos teórico-estéticos dos processos de criação, exercitando seus sentimentos e emoções a partir do tema “A Influência Estrangeira na Cultura Brasileira”. “Esta Mostra Cultural fala de nossa cultura, de Mato Grosso do Sul, que é tão heterogênio, com pessoas que vieram de tantos Estados diferentes e países vizinhos também, tudo isso influencia nosso dia a dia”, destaca professora Maria Cecilia.

    IMG_5525[1]

    Na noite desta segunda-feira (26), o público assistiu ao “Recanto das Cantigas In Concert”, com 11 apresentações musicais de cantigas de roda em ritmos como samba e rock. Nesta terça-feira (27), durante todo o dia, acontecem as apresentações de dança de 46 escolas estaduais. No hall de entrada estão expostas as telas e fotografias produzidas pelos estudantes, representando a miscigenação e diversidade de culturas apresentadas no Brasil.

    IMG_4909

    Com uma apresentação de hip hop, os estudantes da professora do Projeto de Dança da Escola Estadual 8 de Maio, de Iguatemi, Gescleia da Luz Bueno, foram os primeiros a subir ao palco. “Ensaiamos e esperamos o ano todo por este momento, é uma vitória para nós, é uma alegria enorme ver o trabalho realizado. Para mim, como professora, é muito gratificante”, conta.

    IMG_4945

    Entre as torcidas, destaque para a da Escola Estadual São José, de Cassilândia. A diretora-adjunta da escola, Marize Ferreira de Oliveira, a escola fez uma mobilização para viajar a Campo Grande e participar da Mostra Cultural com dançarinos, colegas e professores. “Fizemos uma mobilização para trazer nossa escola porque fazemos questão de participar. Este momento é um incentivo não só para nossa escola, mas para todas as outras, é um espetáculo muito bonito”, explica.

    IMG_5082

    A Escola Estadual Nicolau Fragelli apresentou uma tarantela, dança típica italiana, com a participação de Ludmila Lombardi da Silva, de 9 anos. “Foi muito legal dançar aqui. No começo deu um pouquinho de nervoso, mas depois acostumei e gostei muito, eu quero mais!”, pede animada.

    IMG_5099

    Alexandro Fonseca, 17 anos, estudante do 2º ano do ensino médio técnico em Informática da Escola Estadual Marcílio Augusto Pinto, de Iguatemi, não só dançou, mas também é responsável pela coreografia. “É empolgante dançar para tantas pessoas na plateia, dei o meu melhor”, explica. Quer saber o que a dança significa para ele? “A dança é tudo para mim, é onde passo meu sentimento para as pessoas”, finaliza.

    IMG_5559[1]

    Categorias :

    Geral

    Veja Também