Cerimônia contou com as presenças do governador Reinaldo Azambuja e dos secretários Eduardo Riedel, Cecilia Motta e Edio Castro, entre outros.
Campo Grande (MS) – A manhã desta terça-feira (13.10) foi de entrega de reforma na Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima, em Maracaju. A cerimônia, realizada com limitação de público em função das orientações de biossegurança, contou com as presenças do governador Reinaldo Azambuja e dos secretários Eduardo Riedel (Segov), Cecilia Motta e Edio Castro (SED), entre outras autoridades.

Governador Reinaldo durante coletiva no início da manhã desta terça-feira, antes da entrega da reforma.
“Fico muito alegre em estar aqui nessa manhã, terminando essa reforma. Para nós é uma satisfação enorme. Hoje entregamos uma escola moderna, bem equipada e ainda com a instalação das placas de energia fotovoltaica, que é também uma preocupação com o meio ambiente. Quero agradecer a presença de todos, em especial dos gestores escolares da nossa rede aqui em Maracaju, e aproveitar para comunicar que a próxima escola da REE que vai receber uma reforma vai ser a EE Cel. Lima de Figueiredo”, disse o governador, durante a fala de abertura.
Com mais de 180 milhões investidos nas reformas das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino (REE) desde o início da atual gestão, Reinaldo também destacou o trabalho que seguirá pelos próximos dois anos, com o foco na infraestrutura das escolas. “Nosso objetivo é fazer a entrega de todas as 345 escolas reformadas e recuperadas. É uma preocupação com os alunos e também com os nossos profissionais da educação”, completou.
Presente na solenidade, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, destacou o trabalho nas escolas e enalteceu os resultados obtidos em MS. “Quero parabenizar os professores pelo comprometimento com a educação de Mato Grosso do Sul. Obrigado pelo trabalho de todos vocês. (…) Uma das áreas que mais nos enche de orgulho é a Educação. Tenho a convicção que muito além desta obra estão os projetos, como a escola de Tempo Integral. É o trabalho de vocês que vai transformar nossa sociedade e garantir o futuro para nosso Estado”, disse.
Fundada em 1974, a escola passou pela primeira reforma que também contemplou uma ampliação. Entre as novidades, agora a unidade também conta com geração de energia fotovoltaica, fruto de um investimento de mais de R$ 300 mil. Ao todo, foram investidos R$ 5.381.377,43 na reforma e aquisição de materiais/equipamentos.
Para a secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, o momento de entrega da reforma é especial, não apenas para a equipe de profissionais e estudantes, mas também para as famílias. “Foi no atual governo que instituímos o programa da Família na Escola, buscando aproximar todos com essa presença ativa no ambiente escolar e, com uma reforma como essa, todos ganham”, destacou.

Uma das novidades ficou para a sala de informática, com computadores novos para os estudantes que retornam em 2021.
Na retomada das atividades em 2021, os estudantes encontrarão uma escola renovada e mais ampla. A entrega desta manhã englobou – ainda – camisetas, kits escolares, mesas e cadeiras para secretaria, condicionadores de ar, mesas e cadeiras para as salas (conjuntos escolares), freezer, armários e computadores.
Responsável pelo atendimento direto a mais de 700 estudantes, a escola conta com 21 turmas, divididas entre Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) – maior parte no período vespertino – e Ensino Médio (1º ao 3º ano), esse exclusivamente no período matutino. O ensino profissional também faz parte da rotina na unidade, com uma turma do Curso Técnico em Agronegócio (Mediotec), que funciona no período noturno.
Fotos: Chico Ribeiro (Subcom).