Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
  • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Em SP, Maria Cecilia coordena Fórum que reúne especialistas em Gestão Escolar

  • 06 nov 2015
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Campo Grande (MS) – O primeiro encontro do Fórum de Gestão Escolar reuniu, nos dias 5 e 6 de novembro, em São Paulo, secretários de Educação, superintendentes, diretores coordenadores pedagógicos das Secretarias Estaduais de Educação. O evento foi realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed com o apoio da Fundação Itaú Social.

A abertura do encontro contou com a participação das coordenadoras do eixo estratégico do Consed – Gestão Escolar, Maria Cecilia Amendola da Motta, vice-presidente do Consed e secretária de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul e a professora Fátima Gavioli, secretária de Estado de Educação de Rondônia. Também participaram da abertura a diretora adjunta da Educação do Conselho Britânico, Fernanda Medeiros e especialista em gestão educacional da Fundação Itaú Social, Patricia Guedes.

A vice-presidente do Consed, ressaltou que Conselho Nacional de Secretários de Educação decidiu por intensificar a agenda política do biênio 2015-2016, totalmente alinhada ao PNE. “Uma decisão que tem como premissa – o avanço na implementação de políticas públicas educacionais e a maior qualidade da educação brasileira”.

A secretária acrescentou, que diante dos desafios da Educação Pública Brasileira, o Fórum de Secretários adotou uma Nova Governança para o Consed, que por meio de seis (6) eixos estratégicos articulados, que alcançará metas e objetivos para uma educação para todos. A professor Cecilia, destacou dentre os eixos estratégicos –a Gestão Escolar, “tema do nosso encontro, contudo cabe ressaltar que todos se relacionam e se integram, pois não se pode pensar em gestão escolar sem uma Base Nacional Comum; uma reformulação do Ensino Médio; sem a valorização dos educadores; sem investimentos em inovação e tecnologia e o financiamento da educação”.

Maria Cecilia também destacou a parceria com a Fundação Itaú Social, seja por meio dos Encontros Temáticos, que tem alcançado resultados efetivos na capacitação da gestão da educação e da gestão escolar nas secretarias. Ou agora, com o Fórum Gestão Escolar, uma nova parceria com a Fundação Itaú Social, e que, “certamente, será mais uma iniciativa de sucesso e de resultados efetivos na gestão escolar das escolas públicas”, pontuou.

A professora Fátima Gavioli, secretária de Estado de Educação de Rondônia, fez uma homenagem na abertura do evento a servidora Rosilda Shockness, que feneceu em acidente rodoviário quando realizava visita em escolas da rede. Ela era coordenadora estadual do Prêmio Gestão Escolar no estado de Rondônia. Emocionada a secretária disse que Rosilda tinha o objetivo de contribuir pessoalmente para a garantia dos direitos de aprendizagem de cada um dos alunos do estado, por meio da melhoria dos processos de gestão. “Atuava com competência e animação à frente das ações do Prêmio Gestão Escolar conseguindo, nos últimos anos, alavancar a participação de muitos educadores. Fará muita falta!”, lamentou.

A secretária Fátima também destacou os conflitos existentes nos modelos de gestão pública das escolas, pois segundo ela, “ao promovermos o melhor professor para diretor escolar, perdemos o bom professor, contudo nem sempre ganhamos o melhor gestor escolar”.  Segundo ela, chegou o momento do Brasil realizar um forte investimento na capacitação inicial e continuada e certificação para gestores escolares. “Nós, neste encontro podemos construir juntos uma proposta de diretrizes para gestão escolar pública brasileira”, considerou.

Recentemente, durante a transmissão de cargo, o ministro da Educação Aloizio Mercadante destacou o desafio da qualificação dos Diretores de escolas públicas e reforçou que as soluções vêm sendo conduzidas pelo Ministério da Educação, em parceria com o CONSED.

Parceiros estratégicos

A diretora adjunta da Educação do Conselho Britânico, Fernanda Medeiros, que apresentou alguns aspectos da educação no Reino Unido.Citou a publicação ‘Sistema de Formação de Lideranças Escolares da Inglaterra’, fruto de uma parceria entre o British Council e o Itaú Social, “esta publicação tem como foco primordial o gestor público de educação e busca aprofundar o conhecimento sobre o sistema de formação de diretores da Inglaterra de forma a subsidiar e inspirar estratégias que fortaleçam e qualifiquem ainda mais o papel da liderança escolar, que é o diretor”. Fernanda destacou que a experiência do Reino Unido pode dar uma contribuição para uma excelência em gestão escolar brasileira, seja na troca de boas práticas, seja na realização de missões de cooperação como o curso de liderança escolar ministrado, no conceituado National College for Teaching & Leadership, numa parceria entre British Council, Capes e Consed.

A gerente de educação da Fundação Itaú Social, Patricia Guedes, reconheceu a importância da parceria com o CONSED que teve início com o Prêmio Gestão Escolar. Para Patrícia o encontro é uma oportunidade de ampliar a discussão e as trocas de conhecimento e experiência entre as Secretarias de Educação. Ela aponta que encontros entre gestores e educadores promovem a reflexão sobre as práticas, o dia-a-dia das redes e escolas públicas. Ela também espera que a pesquisa e as experiências apresentadas colaborem com os esforços de formação de lideranças escolares no Brasil, tão estratégica para a melhoria do nosso sistema educacional.

consed forum matéria

Parâmetros para a Gestão Escolar

A diretora de Formulação de Conteúdos Educacionais da SEB/MEC, Laura Rossi, também participou do evento e apresentou a proposta da Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC que pretende fomentar a qualificação de gestores escolares por meio do Programa Nacional de Formação e Desenvolvimento Profissional de Diretores Escolares.

Segundo Rossi, é uma proposta que amplia o atual Programa Escola de Gestores. “Tal política visa promover, de um lado, a formação e o desenvolvimento profissional de diretores de instituições de ensino e, de outro, a avaliação de conhecimentos e competências profissionais necessárias ao exercício da função”, indicou.

Laura destacou a importância do diálogo com a Undime e o Consed para que “o desenho institucional seja compatível com a gestão democrática e a autonomia de estados e municípios”, concluiu.

A proposta atende ao Plano Nacional de Educação, mais especificamente à Meta 19 e sua estratégia 19.8 – que visa desenvolver programas de formação de diretores e gestores escolares para subsidiar a definição de critérios objetivos para o provimento dos cargos –, e reestrutura a formação em exercício na área de gestão, processo semelhante ao que ocorre com a formação de docentes e coordenadores pedagógicos no contexto dos pactos.

Seleção do Diretor nas Escolas Públicas Brasileiras: Impacto no desempenho dos alunos

Para enriquecer o debate, o evento contou com a pesquisadora do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo, Andrea Lucchesi, que apresentou os estudos sobre a seleção do Diretor nas Escolas Públicas Brasileiras: Impacto no desempenho dos alunos. A pesquisadora apontou alguns dados sobre seleção de diretores, que indicam uma falta  consenso sobre a forma como a seleção do diretor impacta diretamente sobre o aprendizado dos alunos. Lucchesi destacou ainda que segundo a pesquisa o perfil do diretor escolhido “muda com a forma de seleção e o perfil e as características dos diretores (experiência – prática e tempo, incentivo à formação continuada) são mais importantes do que a forma como são selecionados”, pontuou.

Ela também destacou a importância do trabalho de longo prazo dos diretores e elencou alguns efeitos negativos como a característica identificada nos diretores indicados politicamente, “que permanecem menos tempo nas escolas e incentivam menos a formação continuada dos seus professores”.

Grupo Executivo do Fórum Gestão Escolar

No final do evento foram eleitos os membros do grupo executivo da temática. Representando a região sul Eziquiel Menta, do Paraná e Maristela Fagherazzi, de Santa Catarina; a região sudeste Ana Valéria Dantas, do Rio de Janeiro e Renata Libardi, do estado de São Paulo; representante da região centro-oeste Fábio Pereira de Souza, do Distrito Federal e Gislaine Mesquita, de Goiás; na região norte Evaldo Viana, do Acre e Elizabeth Siqueira, de Rondônia; e na região nordeste José Welto Gama, de Sergipe e Edione Cabral, de Pernambuco.

Fonte: Consed

Últimas Notícias

  • Cidadania ambiental é trabalhada em projeto na EE Menodora Fialho de Figueiredo
  • Em Aral Moreira, EE João Vitorino Marques encerra 1º bimestre com projeto sobre etnias do MS
  • Metodologia “Recuperar para Avançar” é realizada na EE Thomaz Barbosa Rangel
  • Rádio Cast CEJAR se destaca no evento de lançamento do PRA-TUTORIA e PIDEM 2025
  • Inscrições do Programa Raças e Etnias de MS e Selo ERER para escolas da REE encerram dia 31 de maio
  • Projeto literário “Semeando Autores” estimula criatividade dos estudantes da EE João Ponce de Arruda
  • Secretário de Mato Grosso do Sul representa Consed em seminário no Ministério da Educação
  • Estudantes da REE são premiados na MATIFIC, competição internacional de Matemática  
  • Abertas inscrições do curso sobre Aprendizagem Criativa, Educomunicação e Cultura Maker, para professores
  • EE Presidente Vargas realiza projeto “Leitura dos Clássicos”
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital