Formação continuada tem o intuito de fortalecer o protagonismo dos secretários escolares e de seus colaboradores.
Campo Grande (MS) –Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Formação Continuada (CFOR), realiza a formação continuada, iniciada em julho de 2020, para os servidores que atuam nas secretarias das escolas estaduais, com previsão de término para dezembro de 2020, conta com 385 participantes, de 285 escolas, e representantes das Coordenadorias Regionais.
Vista como um processo constante de aperfeiçoamento de saberes, realizado ao longo do exercício das profissões, a formação continuada com carga horária de 90h, reúne a teoria e a prática no contexto profissional e pessoal, ao discutir temas que permeiam suas atribuições com foco na Identidade Profissional, no Protagonismo e no desenvolvimento das Competências Socioemocionais.
As Competências Socioemocionais são uma necessidade essencial para relacionar-se com o mundo, com os outros e consigo mesmo. Assim, no processo de desenvolvimento da formação continuada aos profissionais da educação foram realizadas dinâmicas com as competências socioemocionais a fim de aprimorar/ampliar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para lidar com os desafios cotidianos, identificar as habilidades já latentes nos servidores e refletir sobre as que precisam ser desenvolvidas.
As dinâmicas foram selecionadas e executadas pelos cursistas que surpreenderam os servidores ao compartilharem essas práticas. As atividades foram de acolhimento, reflexivas e motivadoras, presencial, respeitando todas as normas de biossegurança, ou a distância, para os que estavam em atividades remotas.
Em cumprimento a agenda oficial de compromissos a secretária de Estado de Educação Cecilia Motta participou da atividade da formação e corroborou na consolidação de potencialidades e maturidade do cursista para compreender o seu papel no mundo, e mais disposto a buscar pelos desenvolvimentos pessoal e profissional.
Pelos relatos dos que participaram, ficou visível o quão importante foi esse momento, pois intensificou as relações interpessoais da equipe, promoveu o desenvolvimento das competências socioemocionais de modo intencional e enalteceu os participantes com café da manhã, mensagens, painel de imagens e/ou palavras motivadoras, vídeos, músicas, mimos, entre outros.
Partilhar experiências como essas ratificam a identidade profissional, despertam o repensar da rotina de trabalho, e qualificam os servidores para o exercício de suas funções como educadores, com ênfase no protagonismo.