Preservações vegetais e práticas sustentáveis são temas de projeto na EE Rui Barbosa, em Cassilândia

  • Publicado em 30 jul 2021 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • Projeto Herbário visa à construção do conhecimento sobre as diferentes espécies vegetais no município e a importância pela preservação da natureza.

    Campo Grande (MS) – Os estudantes do 1°, 2º e 3º ano de Autoria, do ensino médio integral da Escola Estadual Rui Barbosa, localizada no município de Cassilândia, participaram do Projeto Ambiental – Herbário: Preservações vegetais e práticas sustentáveis, visando à construção do conhecimento sobre as diferentes espécies vegetais que podemos encontrar em nosso município e a importância pela preservação da natureza.

    Projeto Herbário foi dividido em duas fases, a de campo e na unidade escolar

    Por conta da Pandemia (COVID-19), foram convidados alguns educandos do Ensino Médio para participarem, tendo em vista a autorização dos pais ou responsáveis e os devidos cuidados de biossegurança (álcool em gel, máscaras e distanciamentos). O Projeto envolveu as disciplinas de biologia e unidade curricular – sustentabilidade, no qual foi desenvolvido interdisciplinarmente como um projeto extra sala.

    As atividades foram desenvolvidas em dois momentos, sendo o primeiro em campo, em dois pontos de matas ciliares e de Área de Preservação Permanente (APP) do município de Cassilândia, como a Cachoeira do Socorro e o Salto do Rio Aporé. Foram coletadas as espécies vegetais, registros fotográficos e de vídeos.

    Através do projeto os estudantes puderam observar práticas sustentáveis e preservação

    No segundo momento, já na unidade escolar, os educandos colocaram a mão na massa, confeccionando o Herbário, na realização de pesquisa científica das plantas e flores coletadas, por meio de app de celular (Plantnet), como também na produção do curta-documentário (tutorial de como fazer um herbário), por meio das filmagens e fotografias que foram feitas ao decorrer do trabalho.

    Visamos desenvolver metodologias práticas para o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando protagonismo e autonomia por meio da pesquisa empírica que faz com que os educandos adquiram conhecimento pelas experiências vividas e pela pesquisa virtual, utilizando das tecnologias, aprimorando ainda mais o que foi vivenciado em campo, adquirindo conhecimentos técnicos e científicos.

    Com a construção do documentário, foi trabalhado a oralidade, por meio de narrações e a visão, através das técnicas de fotografia & cinema, de ângulos e enquadramentos.

    O principal objetivo do projeto esteve na conscientização da preservação e da consciência cidadã, em prol do equilíbrio do meio ambiente.

    Confiram abaixo nosso herbário digital:

     

    https://drive.google.com/file/d/15eCaF1SFeQ3PZBgtWtJRHx33nGTwGegP/view?usp=drivesdk

     

    Acesse no YouTube, nosso curta-documentário (tutorial):

     

    https://youtu.be/2Lzd4aPXxvs

    Categorias :

    Ações Pedagógicas Inclusivas, Escola da Autoria

    Veja Também