Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
  • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Estudantes da EE Professor Henrique Ciryllo Corrêa escrevem cartas durante Práticas de Convivência e Socialização

  • 21 set 2021
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Escola da Autoria
  • Compartilhar:

De acordo com idealizadora da atividade, as mensagens podem ser livres ou direcionadas, como por exemplo em datas comemorativas ou de reflexão sobre temas contemporâneos.

Campo Grande (MS) – Os estudantes da Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa, de Campo Grande, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, escreveram e enviaram, nesta semana, cartas com mensagem de paz. As cartas foram escritas de forma livre e podiam ser enviadas a quem os estudantes tivessem interesse.

Cartas foram escritas de forma livre

A coordenadora pedagógica Ana Oliveira recebeu uma carta do estudante Davi Souza Basso do 4º ano A do Ensino Fundamental, com a seguinte mensagem: “Olá, Coordenadora. Admiro seu grande trabalho, espero que esteja bem. Você já me ajudou muito em um dia especial que eu estava mal, mas estou enviando isso porque quero te valorizar. Bye. Assinado Davi 4º A”. “Eu fiquei encantada, tanto pela surpresa quanto pelo que o estudante escreveu, é comum professores receberem cartas, mas na coordenação foi a primeira vez. O estudante escreve muito bem para a sua idade” afirma Ana Oliveira.

Mensagens Livres

De acordo com a professora Mara Nogueira, idealizadora da atividade, as mensagens podem ser livres ou direcionadas, como por exemplo em datas comemorativas (Dia do Professor, Dia das Crianças, Dia do Servidor, dentre outras) ou de reflexão sobre temas contemporâneos (questões ambientais, preconceitos, dentre outros).

“Sinto que estou fazendo um excelente trabalho, muitos veem a inspetora com medo, sinto que comigo é diferente, eles me veem como amiga, conselheira até mesmo como uma mãe, que ouve, dá colo, carinho e também dá bronca com jeitinho para eles não ficarem bravos… E eu amo essas cartinhas” diz Léia Souza Ribeiro, que desempenha a função de inspetora de estudantes, e também recebeu cartinhas.

Nesta atividade os estudantes podem utilizar material decorativo, ilustrativo, figuras, papel de carta, folhas de sulfite coloridas e até mesmo adesivos, deixando suas produções criativas e com marcas de sua identidade, de modo que todos serão incentivados a produzir e ilustrar seus textos, para tanto o objetivo da proposta é compartilhar a PAZ.

As Práticas de Convivência e Socialização – PCS fazem parte da proposta da Educação Integral em Tempo Integral – Escola da Autoria e acontecem no período destinado ao almoço dos estudantes, das 11h20min às 13h, com duração de 2 horas aulas diárias, totalizando 10 horas semanais.

As atividades visam ampliar os tempos e espaços de acesso dos estudantes a diferentes produções artísticas clássicas e contemporâneas, assim como as digitais de forma ativa em que compreenda, valorize e também produza de forma autônoma, visando assim fortalecer seu protagonismo.

A escola oferece também outras oficinas, sendo estas: MobGrafia, Leitura Multimodal, Yoga, Jogos e Desafios, Rodas de Conversas, CriatiBrincando, Gincana Escolar e Oficina Anime.



 

Últimas Notícias

  • Cidadania ambiental é trabalhada em projeto na EE Menodora Fialho de Figueiredo
  • Em Aral Moreira, EE João Vitorino Marques encerra 1º bimestre com projeto sobre etnias do MS
  • Metodologia “Recuperar para Avançar” é realizada na EE Thomaz Barbosa Rangel
  • Rádio Cast CEJAR se destaca no evento de lançamento do PRA-TUTORIA e PIDEM 2025
  • Inscrições do Programa Raças e Etnias de MS e Selo ERER para escolas da REE encerram dia 31 de maio
  • Projeto literário “Semeando Autores” estimula criatividade dos estudantes da EE João Ponce de Arruda
  • Secretário de Mato Grosso do Sul representa Consed em seminário no Ministério da Educação
  • Estudantes da REE são premiados na MATIFIC, competição internacional de Matemática  
  • Abertas inscrições do curso sobre Aprendizagem Criativa, Educomunicação e Cultura Maker, para professores
  • EE Presidente Vargas realiza projeto “Leitura dos Clássicos”
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital