As ações têm como base os objetivos de aprendizagem essenciais para cada etapa de escolaridade, nas habilidades mais dificultosas para os discentes.
Campo Grande (MS) – A coordenadora pedagógica e os coordenadores de Área de Linguagens e Matemática da Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa, em Campo Grande, criaram estratégias visando a melhoria da aprendizagem em Matemática e Língua Portuguesa, tendo como base os resultados da Avaliação e Monitoramento da Educação de Mato Grosso do Sul realizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
As ações têm como base os objetivos de aprendizagem essenciais para cada etapa de escolaridade, ou seja, as ações são focadas naquelas habilidades que os estudantes demonstraram maiores dificuldades. A partir destes resultados e de levantamento dos estudantes com defasagem de aprendizagem em Matemática e Língua Portuguesa a escola organizou um cronograma de ações.
A primeira delas foi a divulgação dos resultados aos professores de Matemática e Língua Portuguesa e levantamento dos estudantes em defasagem da aprendizagem nestes componentes. A partir deste levantamento organizou-se uma escala de atendimento por turma, horário e componente curricular.
A escala levou em consideração o ensino híbrido e os grupos de estudantes que atualmente são de 50% em cada semana, assim os estudantes compareceram à escola na semana em que não estavam na escola. Para que os estudantes comparecessem à escola, a família foi comunicada por telefone pela equipe escolar.
As professoras responsáveis pelas ações diretamente com os estudantes apresentaram à equipe o planejamento com as estratégias em Língua Portuguesa e Matemática. O acompanhamento e avaliação destas ações será por meio de Diário de Bordo.
“Os principais objetivos da ação para os estudantes em Língua Portuguesa é o desenvolvimento de uma leitura fluente com compreensão, escrita correta da norma culta e principalmente desenvolver o gosto pela leitura. A cada quinze dias cada estudante leva um livro para leitura em casa, podendo trocá-lo assim que terminar de ler, pois quanto mais leem, melhor desempenho terão, não somente, nas habilidades da língua ao final do Ensino Fundamental II, como em todas as demais disciplinas. Digo a eles que ler e escrever é como andar de bicicleta, caindo, levantando e tentando de novo. A escola é o lugar de errar para aprender.” afirma a professora de Língua Portuguesa Ione
Para a coordenadora de Área de Matemática, Izabel Carolina: “É fundamental que os estudantes vivenciem a Matemática, percebam como ela está presente no nosso dia a dia e reconheçam a sua importância. Todas as atividades foram planejadas para serem práticas, onde o estudante coloque a mão na massa, propiciando assim uma aprendizagem significativa”, enfatiza.