Prática de longevidade oriental é inserida em projeto de vida dos estudantes da EE Octacílio Faustino da Silva

  • Publicado em 14 out 2021 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • A finalidade da temática é ajudar o estudante a encontrar ou aguçar sua habilidade e favorecer a união entre vocação, propósito, missão e paixão.

    Campo Grande (MS) – Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva, de Corumbá, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, realizou com as turmas do 1º e 2º anos do Ensino Médio, da disciplina de Projeto de Vida, o projeto intitulado Ikigai, sob orientação da professora Mariangela Alves de Arruda.

    Estudante Mariana Delgado,  sonha em ser jornalista e quer fazer sua faculdade no Canadá. 

    A finalidade da temática é ajudar o estudante a encontrar ou aguçar sua habilidade e favorecer a união entre vocação, propósito, missão e paixão. Essa ferramenta aborda diversas áreas e intersecções da vida pessoal e sua futura profissão.

    A estrutura utilizada é a mandala que envolve processos reflexivos sobre o aluno que recorre a essa técnica. Além disso, outra finalidade do Ikigai é humanizar aquilo que os discentes escolheram para sua futura profissão.

    Ikigai

    Ikigai é uma palavra japonesa que se traduz como “a razão de ser” ou “aqueles objetivos de vida que nos fazem levantar todas as manhãs”. Para os japoneses, todos nós carregamos o nosso próprio ikigai no nosso interior e é essencial descobri-lo, torná-lo nosso e carregá-lo como bandeira. Porque, dessa forma, conseguiremos nos comprometer com nós mesmos para enfrentar qualquer dificuldade.

    Muito além do que podemos pensar, poucos princípios psicológicos e existenciais podem ser tão básicos no nosso dia a dia como esse que representa este termo, esse conceito. Encontrar um significado para a própria vida, ter uma série de propósitos é a chave para se afastar da desesperança e é, antes de tudo, um substrato terapêutico para lidar com uma das doenças atuais mais devastadoras: a depressão.

    Muitos dos nossos problemas psicológicos podem ser enfrentados com a ajuda do ikigai que, às vezes, está tão escondido, reprimido e até silenciado dentro de nós. Ele nos ajuda a recuperar o ânimo, a vontade, a motivação para viver melhor. Sabe-se, por exemplo, que uma boa parte de nossos transtornos afetivos apresentam uma melhora efetiva quando a pessoa começa a se comprometer consigo mesma, fazendo simplesmente aquilo que gosta, o que a identifica”. https://amenteemaravilhosa.com.br/ikigai-descobrir-propositos-de-vida/

    Estudante  Adria Millena fez trabalho de campo com o dentista Dr. Bergson Lourenço

    Etapas e Procedimentos

    Na atividade o estudante irá se autoavaliar e reconhecer, através do Ikigai, um significado para a própria vida e ter uma série de propósitos para atuar como protagonista no seu projeto de vida.

    – Primeira etapa: Os alunos irão entrar em contato com a teoria do ikigai.

    – Segunda etapa: Serão mostrados vídeos e imagens da mandala Ikigai.

    – Terceira etapa: Será realizado questionário para os estudantes responderem o Ikigai e aplicarem o desenho no papel sulfite para treinamento.

    – Quarta etapa: Será a construção da mandala ikigai no papel cartão ou cartolina.

    -Quinta etapa: Será a apresentação do Ikigai pelos alunos.

    Marcos e Rogério inclinaram seus propósitos para a medicina veterinária e foram a campo entrevistar o Dr. Daniel, veterinário.

    – Sexta etapa: Trabalho de campo na área de seu propósito de vida.

    A estudante Mariana Delgado 1 ano B, sonha em ser jornalista e quer fazer sua faculdade no Canadá. E para demostrar sua habilidade, fez um trabalho de campo entrevistando o Jornalista Agnaldo Soares da TV Cidade Branca, também explicou em um vídeo o seu IKIGAI (Seu propósito de vida).

    A estudante Adria Millena, do 1º ano A, quer se tornar cirurgiã dentista do Exército Brasileiro, e fez seu trabalho de campo com o dentista Dr. Bergson Lourenço. Já os alunos Marcos e Rogério inclinaram seus propósitos para a medicina veterinária e foram a campo entrevistar o Dr. Daniel veterinário. Agradecemos gestores Luciene e Cezar, coordenadores de áreas Grazi, Rosa Cristina, Célio e Raphael, bem como editores de vídeo Renato Baltazar, João Paulo e estudante Ariel Almeida 1º ano A.

     

     

    Categorias :

    Corumbá, Escola da Autoria

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