Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Hábitos sustentáveis são trabalhados em projeto com estudantes da EE Hermelina Barbosa Leal

  • 04 nov 2021
  • Categorias:Cassilândia, Escola da Autoria
  • Compartilhar:

Os objetivos visam adotar hábitos sustentáveis no dia-a-dia, adquirir consciência sobre separação do lixo e manejo correto dos resíduos, de não consumir produtos e mercadorias de forma exagerada, senso coletivo e reciclagem.

Campo Grande (MS) – A Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Cassilândia, realizou, com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, o projeto “Lixo Zero”

Projeto “Lixo Zero” é realizado com estudantes do Ensino Fundamental II

O projeto foi instituído de forma interdisciplinar entre as disciplinas eletivas, por intermédio da proposta elaborada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, desde 2010, com iniciativa de empoderamento aos estudantes nas mudanças de hábitos, em relação aos recursos naturais e difundir o conceito Lixo Zero, mobilizando pessoas, negócios e comunidades sobre as boas práticas relacionadas à causa.

Hábitos sustentáveis

Os objetivos principais do projeto visaram adotar hábitos sustentáveis no dia-a-dia; adquirir consciência sobre a importância da separação do lixo e o manejo correto dos resíduos; entender a importância de não consumir produtos e mercadorias de forma exagerada; proporcionar senso coletivo e reciclar para reaproveitar utensílios.

Desenvolvimento

As atividades foram desenvolvidas em dois momentos, sendo o primeiro momento em mobilização nas salas (6º ao 9º ano) levando informações sobre o Projeto e o incentivo/participação de todos na arrecadação de garrafas plásticas, na realização de pesquisa na Internet, utilizando a Sala de Tecnologias (STE), para colher informações sobre a temática (poluição no meio ambiente, tempo de vida dos produtos descartados como lixo, impactos ambientais, ente outros) e assim construir cartazes explicativos e espalhar nas áreas da escola, com a inciativa de conscientização dos problemas ocasionados com descartes inadequados de lixos e incentivo a práticas de coleta seletiva.

Os objetivos do Projeto “Lixo Zero” são de adotar hábitos sustentáveis no dia-a-dia, adquirir consciência sobre separação do lixo e manejo correto dos resíduos, de não consumir produtos e mercadorias de forma exagerada, senso coletivo e reciclagem.

No segundo momento os estudantes colocaram a mão na massa, com a realização da Oficina: Vasinhos Recicláveis, utilizando as garrafas plásticas arrecadadas nas primeiras semanas. Além disso, foi realizado o plantio de mudas e sementes nos vasinhos confeccionados na oficina, estimulando práticas sustentáveis e de reutilização de materiais recicláveis em objetos úteis no dia-dia.

Visamos desenvolver metodologias práticas para o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando protagonismo e autonomia por meio da pesquisa e pelas experiências vividas. O Projeto foi realizado pelos professores José Eduardo, Milena Oviedo e Paulo Rosa, sob coordenação de Área de Maria Silvia Souza Silva e Rodrigo Fázio.

Confiram abaixo nosso documento digital (vídeo), dos melhores momentos do Projeto Lixo Zero HBL: https://youtu.be/sPqSY3veiX8






Últimas Notícias

  • Esporte e educação caminham juntos na trajetória de alunos da E.E. João Carlos Flores
  • Em Dourados, estudantes utilizam múltiplas disciplinas para discutir cidadania e justiça social
  • Estudantes se destacam em concurso estadual com curtas sobre os perigos das apostas online
  • MS participa de conferência em Brasília que destacou protagonismo popular na luta por justiça racial no Brasil
  • Educação Antirracista ganha força no Conesul com nova formação para professores da REE
  • Café Cultural movimenta a Escola Jamic com arte, conhecimento e valorização da cultura africana
  • Preparatório para o ENEM na Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha fortalece a formação dos estudantes
  • SED promove segundo encontro de capacitação para professores de apoio para estudantes surdos
  • Projeto inovador da EE Maestro Frederico Liebermann se destaca na Feira de Ciências de Campo Grande
  • JOMAP incentiva protagonismo juvenil com capacitação para o mercado de trabalho
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital