Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

EE Indígena de Corumbá participa intercâmbio cultural com instituto educacional de SP

  • 05 jan 2022
  • Categorias:Iniciativa
  • Compartilhar:

Ação foi desenvolvida com estudantes de duas instituições, uma em MS e outra em SP, para promover a conscientização sobre a preservação da natureza.

Campo Grande (MS) – Duas instituições, uma de Mato Grosso do Sul e outra de São Paulo, separadas por mais de 1,6 mil quilômetros, foram protagonistas de um intercâmbio cultural na reta final de 2021. A iniciativa promoveu uma série de ações voltadas para a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e conectou uma escola indígena da Rede Estadual de Ensino de MS e uma instituição de ensino no interior do Estado de São Paulo, em Americana.

Durante o segundo semestre, estudantes da EE Indígena João Quirino de Carvalho “Toghopanã”, localizada na Aldeia Uberaba Índios – Guatós, em Corumbá, e alunos do Instituto Educacional de Americana, de São Paulo, separadas por cerca de 1.620 quilômetros, estiveram em “contato” para a realização de dois projetos: “E agora Pantanal?” e “O carteiro chegou”.

Estudantes indígenas escreveram e enviaram cartas, como parte do projeto de intercâmbio cultural.

O projeto, fomentado pela instituição paulista, objetivou sensibilizar os estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, bem como toda a comunidade escolar, por meio de uma Mostra com os trabalhos realizados das ações em relação ao bioma Pantanal, bem como conscientização sobre a sua importância e todos os impactos negativos que ele vem sofrendo nos últimos anos, o projeto contemplou os povos, rios, cultura, fauna, flora.

A viabilização do projeto ficou a cargo da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED) e por meio da Coordenadoria de Políticas para o Ensino Fundamental (COPEF). Foram adquiridos e encaminhados, para utilização pelos os alunos durante o projeto, exemplares do livro “O carteiro chegou” de Allan Ahlberg.

“Em agosto do ano passado, a escola recebeu o convite do projeto do Instituto Educacional de Americana. Foi uma grata surpresa para toda a equipe, levando em consideração o intercâmbio cultural entre as duas escolas”, disse o diretor Luis Octavius Rodrigues de Oliveira.

Os materiais também foram produzidos e enviados pelos estudantes de Americana/SP.

Por se tratar de uma unidade escolar indígena distante 300 quilômetros da área urbana do município de Corumbá, com acesso pelo rio Paraguai, a logística foi um ponto sensível na realização do projeto e a execução da iniciativa contou com trocas de cartas entre as escolas, realizadas através do recurso fluvial, com o apoio da equipe pedagógica.

“Os alunos, ao receberem a notícia sobre um projeto envolvendo outra escola, de outro estado, com outra realidade, cultura, diversidade, ficaram ansiosos, ainda mais por se tratar de um projeto literário, envolvendo a escrita por modalidade de cartas”, concluiu Luis Octavius.

Realizado no decorrer do segundo semestre de 2021, o projeto se uniu às diversas inciativas fomentadas nas escolas da Rede Estadual de Ensino, com o objetivo de promover a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente e preservação dos recursos naturais.

Trabalho de conscientização dos estudantes rendeu importantes frutos em Cassilândia.

Outras ações

Os projetos voltados para a preservação do meio ambiente também foram destaque na EE Hermelina Barbosa Leal, de Cassilândia, que realizou o projeto “lixo zero” no decorrer de 2021.

Instituído de forma interdisciplinar entre as disciplinas eletivas, por intermédio da proposta elaborada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, desde 2010, o projeto estimula mudanças de hábitos, com o objetivo de promover a reflexão sobre o uso dos recursos naturais e difundir o conceito Lixo Zero, mobilizando pessoas, negócios e comunidades sobre as boas práticas relacionadas à causa.

Outra ação protagonizada pelos estudantes da escola foi a campanha de sensibilização no descarte correto de pilhas e baterias, com a elaboração de um planejamento interdisciplinar, entre os componentes curriculares de Biologia, Geografia, Matemática e Química, de acordo com a proposta de campanha de sensibilização do descarte dos materiais.

Plantio de mudas foi destaque também no município de Miranda.

Durante o ano, outra ação de destaque foi da Escola Estadual Dona Rosa Pedrossian, localizada no município de Miranda, em parceria com a Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul). Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), A escola realizou o plantio de 50 mudas de Ipês na cor rosa, branco e amarelo.

Na ação, os estudantes tiveram uma aula prática de Educação Ambiental, orientados pelas biólogas Maria Carmelita Barboza Coelho Teodoro e Joanita Rocha. Com uma grande área verde em toda a unidade escolar, a escolha dos locais de plantio foi estratégica: para beneficiar os estudantes, um deles foi o estacionamento das bicicletas utilizadas pelos estudantes.

Texto: Hugo Leonardo e Vinícius Espíndola (Asscom/SED).

Últimas Notícias

  • EXPOCATA conscientiza sobre Lixo Zero na Semana do Meio Ambiente
  • JURIDICAST: Estudantes da  EE Júlia Gonçalves Passarinho em contato direto com área jurídica e parlamentar de Corumbá
  • Educação ambiental em destaque: II Feira de Ciências mobiliza comunidade escolar em Guia Lopes da Laguna
  • Sistema de produção agroindustrial e tecnologias digitais foram trabalhados na EE Doutor Fernando Corrêa da Costa  
  • Alunos da EE Dom Bosco mergulham na Grécia Antiga em aula interdisciplinar de História e Filosofia
  • Inscrições do IV Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS – Prêmio Helena Meirelles encerram dia 20
  • SED/MS encerra série de encontros formativos para professores que acompanham estudantes com TEA
  • Formação da SED reforça inclusão de estudantes surdos e surdos indígenas na Rede Estadual
  • Metodologia ativa transforma sala de aula em cenário de investigação criminal na JOMAP
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira 2025  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital