Manoel de Barros é inspiração em aula diferenciada na EE João Leite Barros, extensão Paiolzinho

  • Publicado em 11 maio 2022 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • As aulas dinâmicas, que incluem leitura poética, interpretação e produção textual, ocorrem embaixo de uma árvore, onde é possível sentir a brisa do campo e ouvir o canto dos pássaros.

    Campo Grande (MS) – Estudantes do assentamento Paiolzinho, extensão da Escola Estadual Dr. João Leite de Barros, localizada na zona rural de Corumbá, participaram de aulas diferenciadas, inspirada na obra do poeta Manoel de Barros.

    Atividades embaixo da árvore, inspiradas em Manoel de Barros

    As aulas são programadas pela professora Sandra Pereira, responsável pela Unidade Curricular “Clube do Manoel”. A proposta desta Unidade é apresentar a literatura do escritor e poeta Manoel de Barros buscando a aproximação dos estudantes da cultura regional e da formação identitária de diversas regiões do Brasil.

    Manoel de Barros

    Levando em conta que o poeta viveu na zona rural e inspirava-se na vida simples do campo para escrever seus livros e poemas, as aulas dinâmicas ocorrem embaixo de uma árvore, onde é possível sentir a brisa do campo e ouvir o canto dos pássaros. As aulas incluem leitura poética, interpretação e produção textual. A intenção é ampliar a visão de mundo por meio da literatura.

    A intenção é ampliar a visão de mundo por meio da literatura.

    A coordenadora pedagógica Daniella da Silva Correa, que trabalha há muitos anos com a Educação do Campo, enfatiza a necessidade de os professores explorarem os espaços abertos da escola “ao planejar as aulas, os professores precisam valorizar os pontos fortes da escola e dos alunos, não precisam se restringir somente a sala de aula. Nossos alunos são muito participativos e abertos a novas metodologias”, explica Daniella.

    Educação do Campo

    A Educação do Campo possui várias especificidades, as propostas pedagógicas precisam contemplar principalmente a valorização tradicional. A técnica pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação (CRE3) Evelyn Campos, responsável pelas Políticas Específicas, ressalta a qualidade da atividade desenvolvida na escola, “a iniciativa da professora propicia aos estudantes vivenciarem a mesma experiência do poeta Manoel de Barros ao escrever as suas obras, além de valorizar o espaço local” conclui Evelyn.

     

     

    Categorias :

    Ações Pedagógicas Inclusivas, Corumbá, CRE-3

    Veja Também