Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Contexto de vida em designer é trabalhado com estudantes na EE Eufrazia Fagundes Marques

  • 03 mar 2023
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Aral Moreira
  • Compartilhar:

O trabalho tem como objetivo identificar e refletir sobre o contexto de vida no qual o estudante está inserido, planejando e refletindo sobre seus sonhos e suas perspectivas de vida

Os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Rural Eufrazia Fagundes Marques, localizada no povoado Vila Marques, em Aral Moreira, realizaram a releitura da obra “Aquilo que não se vê”, de Clovis Levi, no ano de 2022, na unidade curricular Projeto de Vida, sob a coordenação do professor Anderson Ramirez, com a utilização metodológica dos aplicativos de designer gráfico.

O trabalho tem como objetivo identificar e refletir sobre o contexto de vida no qual o estudante está inserido, planejando e refletindo sobre seus sonhos e suas perspectivas de vida.

No primeiro momento foi realizada a leitura coletiva do livro: “Aquilo que não se vê” com os alunos onde cada um teve que ler uma página da obra relatando sua opinião sobre as imagens e características dos personagens. Em seguida foi apresentado aos discentes a proposta para realizar a releitura do livro utilizando as novas tecnologia trazendo para a realidade de cada aluno.

Estudantes utilizaram designer gráfico para releitura e contexto de vida

Criação

Segundo momento, os alunos foram levados para a sala de tecnologia onde foi apresentado pelo professor e pela coordenadora de práticas inovadoras as funcionalidades do aplicativo jamboard, canva e artista, os alunos foram protagonistas ao fazerem de forma colaborativa no aplicativo canva a capa do livro e se dividiram em grupos para tirar as fotos e editar no aplicativo artista.

Em seguida foram escritos os textos onde cada aluno contou sobre seus sonhos que foi corrigido de forma individual pelo professor e pela coordenora pedagógica. Para finalizar cada aluno escolheu uma foto de sua preferência para colocar ao lado do seu texto finalizando a releitura.

“Foi uma atividade diferenciada, que atraiu o interesse dos estudantes. No total foram utilizadas 10 aulas para realização do trabalho onde o professor contou com a colaboração das coordenadoras da escola”, finaliza o gestor Anildo Soares Flor.

Confira na íntegra o Projeto de Vida – Conhecendo Sonhos e Perspectivas

Adersino Junior, SED 



Últimas Notícias

  • Jornal “A Hortinha”, com base em vivência prática na horta escolar, é lançado na EE Weimar Torres  
  • Unidades da REE de Dourados e Corumbá medem a circunferência da Terra em experimento conjunto
  • Literatura no Jardim: Estudantes Celebram a Leitura com Piquenique
  • Projeto AJA mobiliza estudantes da EE Maria Leite para o exercício da cidadania
  • Arraiá da Escola Estadual São José reúne comunidade em celebração cultural e festiva em Cassilândia
  • “Café com Carolina” mobiliza escola e comunidade em reflexão sobre literatura, desigualdade e identidade social
  • Tecnologia e Inovação em Sala de Aula: SED/MS e UFMS promovem oficina sobre Robótica Educacional com Micro:bit
  • EE Indígena Pastor Reginaldo Miguel – Hoyenoo inaugura quadra poliesportiva e novas estruturas na Aldeia Lagoinha
  • Mostra Artística é realizada na EE Presidente Vargas
  • SED lança e-book “Práticas para a Educação de Estudantes com Deficiência Auditiva na REE/MS”
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital