O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no dia 21/3 e marca a luta por inclusão e igualdade
Nesta terça-feira (21), é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, motivo pelo qual as escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) realizaram ações para celebrar as pessoas com Down, conscientizar e rememorar os estudantes a respeito da importância da inclusão.
Na Escola Estadual São Francisco, localizada em Campo Grande, a data marcou a culminância do projeto intitulado ‘Interfaces da Educação Inclusiva em ambiente escolar’, com uma acolhida aos estudantes dos períodos matutino e vespertino, distribuição de panfletos, promoção de uma palestra sobre a trissomia 21 – uma vez que a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo causa a síndrome –, tendo sido realizada ainda, uma celebração ao Breno Cruz de Camargo e María Clara Solís, estudantes com Síndrome de Down matriculados na Escola, os quais são atletas paraolímpicos na modalidade corrida de 100 metros.
Para José Rone Rabelo da Silva, diretor da EE São Francisco, “o projeto escolar, conduzido pela professora da Sala de Recursos multifuncional Simone Gonzales, evidencia que dias semelhantes a este são importantes, pois é preciso conscientizar a sociedade sobre direitos igualitários e inclusão de todos os indivíduos com Síndrome de Down”, disse.
Com quatro alunos com Síndrome de Down, a Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, localizada em Dourados, realizou uma acolhida especial para receber os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Organizada pela equipe de Educação Especial e pelas mães dos alunos com Down, desde o primeiro momento foi enfatizado sobre a importância da inclusão social à essas pessoas.

Além da acolhida, EE Min. João Paulo dos Reis Veloso também promoveu roda de conversa e exibiu filmes sobre a temática.
Além disso, José Carlos Severiano de Souza, diretor da EE Min. João Paulo dos Reis Veloso, informou que a temática também foi abordada nas salas de aula pois “houve a exibição de filmes que retratam as especificidades da Síndrome de Down e roda de conversa com estudantes da Educação Especial, onde foi falado sobre a inclusão”, disse.
Também em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, os estudantes da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, em Campo Grande, foram recepcionados por uma acolhida temática com decoração nas cores azul e amarelo. Além disso, na ocasião também houve a distribuição de panfletos com informações sobre esta condição genética, elaborados pelo CEESPI (Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva).

Acolhida da EE Lúcia Matins Coelho teve decoração nas cores amarelo e azul, pelo Dia Internacional da Síndrome de Down.
“Como uma forma de mobilizar e conscientizar os alunos da importância da inclusão, foi realizada uma bonita ação, de iniciativa da professora da Sala de Recursos e do Grêmio Estudantil que desde a semana passada, em conjunto, começaram a estudar o tema e preparar tudo o que seria preciso para receberem os demais alunos na data de hoje”, disse o diretor da EE Lúcia Martins Coelho, Márcio Beretta Cossato.
Conforme o informado pela Superintendência de Políticas Educacionais da SED, em razão da Semana da Síndrome de Down a ser realizada até a próxima sexta-feira (24), as escolas da REE promoverão até o final desta semana mais ações sobre os direitos sociais, educacionais e de trabalho para as pessoas com Síndrome de Down.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Acervo das escolas