Atualmente, 966 alunos com autismo estão matriculados na REE
O quarto mês do ano é denominado ‘abril azul’ pois é dedicado à conscientização do autismo, data celebrada no último dia 2. Sendo assim, na segunda-feira (3), as escolas da REE (Rede Estadual de Ensino), executaram ações para evidenciar esta temática, focando nas características deste transtorno do neurodesenvolvimento e na importância da inclusão aos estudantes com TEA (transtorno do espectro autista).

Em Campo Grande, ação na EE João Carlos Flores abordou sobre o autismo e destacou a importância do respeito às pessoas com autismo.
Localizada em Campo Grande, a Escola Estadual João Carlos Flores promoveu aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, uma palestra com o tema ‘mais informação, menos preconceito’. Ministrada pela professora da Sala de Recursos Multifuncionais Silvana de Lima Pinto, na ocasião foi falado sobre o autismo e a importância do respeito ao próximo, sendo enfocado na sensibilidade sensorial, a qual pode ser apresentada nas pessoas com autismo.
Para tornar o momento mais significativo, foi montada uma sala sensorial com recursos sonoros, táteis e auditivos que teve como objetivo estimular os sentidos dos estudantes de modo que eles se colocassem no lugar das pessoas com TEA. O ambiente, criado pela equipe da Sala de Recursos Multifuncionais em parceria com a professora de Arte Mariane Nilo Rego, possibilitou que os estudantes experimentassem diferentes texturas, sons, luzes e materiais, tais como tecidos, areia, cascalho, tapetes texturizados, violões e iluminação com as cores roxo, verde, vermelho e amarelo.
Para a professora coordenadora de Práticas Inovadoras Luciana Gomes Terrazas, “a celebração foi uma forma de homenagear e conscientizar a todos. Com cinco alunos com TEA matriculados na Escola, as ações são parte da luta pelo respeito, não apenas hoje, mas todos os dias”, disse.

Na segunda-feira (3), uma acolhida temática sobre o TEA também foi promovida na EE Dr. Joaquim Murtinho, em Bela Vista.
Em Bela Vista, na Escola Estadual Doutor Joaquim Murtinho, os estudantes se depararam com a temática do autismo logo quando chegaram, uma vez que eles foram recepcionados com uma acolhida temática e receberam informativos de conscientização sobre o TEA.
No mesmo dia, foi realizada uma roda de conversa com projeção de vídeos e imagens, ação organizada pela professora da Sala de Recursos Multifuncionais Roselei Mendes, em cooperação com as professoras de apoio da unidade escolar. Sendo nove o quantitativo de estudantes com TEA matriculados na EE Dr. Joaquim Murtinho, a ocasião propiciou que fossem divulgadas informações sobre o TEA, tendo sido evidenciadas suas características e a importância do respeito e acolhimento para todas as pessoas.

Na EE Dr. Joaquim Murtinho, em Bela Vista, professores da Sala de Recursos Multifuncionais organizaram uma roda de conversa sobre o autismo.
Segundo Myrian Márcia Oseko, diretora da EE Dr. Joaquim Murtinho, “a ação visou difundir informações sobre o autismo a fim de que os estudantes tomem conhecimento de como as pessoas com TEA se sentem, que aprendam sobre a temática, respeitem as diferenças e, principalmente, que se elimine o preconceito e a discriminação para com as pessoas com autismo”, disse.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Acervo das escolas