Na ação foram arrecadadas mais de 90 bolsas de sangue
Nesta quarta-feira (26), os servidores da Educação participaram da 5ª edição do projeto ‘Invista na vida, seja um doador de sangue e medula óssea’. Promovido pela SEFAZ (Secretaria de Estado de Fazenda), Hemosul (Hemocentro Coordenador) e SED (Secretaria de Estado de Educação), a ação teve como objetivo coletar, armazenar e distribuir hemocomponentes aos hospitais públicos, privados e/ou filantrópicos de Mato Grosso do Sul, bem como aumentar o número de doadores regulares.

Na etapa inicial do processo de doação de sangue, um questionário de triagem foi respondido pelos servidores.
No auditório da SED foi montada uma central de coleta e a movimentação pode ser percebida desde o hall de entrada, local em que os profissionais da Educação preencheram um questionário e aguardaram para realizar o registro. Após, foram direcionados para as triagens clínicas, coleta – com duração de 5 a 10 minutos –, repouso e lanche.
Doando sangue pela primeira vez, a servidora da COGES (Coordenadoria de Gestão Escolar) Elza Fernandes mencionou que a estrutura montada na SED foi um facilitador, pois segundo ela “apesar de querer doar sangue, devido a correria do dia a dia, nunca parei para ir até o Hemosul. Essa é uma experiência de fazer o bem para o próximo, porque quando se doa sangue você tem o pensamento de que está salvando vidas, e são muitas as pessoas que precisam”, declarou a servidora.

Luiz Carlos Faria é um dos mobilizadores do projeto e acompanhou a adesão dos profissionais da Educação.
Luiz Carlos Faria, mobilizador da ação e servidor da SEFAZ acompanhou a adesão dos servidores da Educação e, animado com a possibilidade de ajudar centenas de pessoas com as doações coletadas, disse que “o diferencial do projeto é tirar o fator tempo de ir até o Hemosul, mexer com a responsabilidade social e sensibilizar os servidores públicos sobre a importância de se pensar no bem-estar coletivo”.
Helio Daher, secretário de Estado de Educação, conheceu a estrutura montada e parabenizou os colaboradores do Hemosul e da SED pelo sucesso da ação. Para ele, “é uma honra poder receber o projeto de doação de sangue aqui na SED, ficamos felizes em contribuir com uma causa tão importante e inspiradora, que incentiva os servidores a ajudarem o próximo”, disse.
Serviço
A doação de sangue pode ser realizada no Hemosul, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, n. 1304, em Campo Grande, por pessoas de todos os grupos sanguíneos. Para tanto, é preciso apresentar documento com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51 kg, estar descansado, alimentado e em boas condições de saúde.
Texto e fotos: Thaís Davis, SED