Profª Maria Cecilia acompanha posse de deputados estudantes no Parlamento Jovem Sul-mato-grossense

  • Publicado em 22 fev 2016 • por •

  • Campo Grande (MS) – A Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, da Assembleia Legislativa, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), realizou nesta segunda-feira (22) as cerimônias de diplomação e posse dos deputados estudantes da 5ª Edição do Parlamento Jovem Sul-mato-grossense. Os deputados estudantes terão mandato de um ano. Participarão de sessões legislativas mensais, com o mesmo protocolo das sessões ordinárias e poderão apresentar projetos a serem apadrinhados pelos deputados estaduais.

    Depois de serem diplomados, pelo presidente do TRE-MS, Divoncir Schreiner Maran, os deputados estudantes tomaram posse na Assembleia Legislativa e iniciaram seu mandato. A solenidade foi acompanhada pela secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta. “Este projeto é importante para despertar a consciência política na juventude. Temos confiança que estes jovens farão deste um país diferente. Estamos acreditando em uma administração com ética e com competência”, destacou.

    IMG_0360[1]

    Estudante da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, Styven Roosvelt, do 3º ano do ensino médio, quer conhecer a rotina dos deputados. “Assim posso acompanhar o funcionamento da Assembleia Legislativa e ver como os projetos de lei são aprovados”, disse. Isadora Cristina, do 3º ano da EE Riachuelo, acredita que é preciso fazer a diferença quando se está na adolescência. “Eu já tenho um projeto em mente, sobre bibliotecas públicas itinerantes com internet disponível”, explicou.

    IMG_0362[1]

    A Escola Estadual Arlindo Gomes de Andrade elegeu dois estudantes titulares. “Foi um orgulho para nós esse resultado. É a segunda vez que eu coordeno a participação da escola no Parlamento Jovem e percebo que o interessante é que além de proporcionar o entendimento sobre política é possível fazer um trabalho com o espírito de liderança com aqueles que concorrem, de forma muito maior do que se consegue com as aulas teóricas”, acrescentou o professor de Sociologia Denilson Domingues.

    Os deputados voltarão a se encontrar em sessão no dia 14/3/16.

    IMG_0372[1]

    Confira a relação de deputados estudantes eleitos:

    Alanis Nunes Maciel – EE Amélio de Carvalho Baís

    Alysson de Oliveira Arruda – EE Prof. Henrique Cyrillo Corrêa

    Brenda Gomes Dourado – EE Arlindo de Andrade Gomes

    Caique Gabriel Ramos Salomão – EE Amélio de Carvalho Baís

    Claudecy José da Cruz Junior – Escola Mace

    Eduardo Assumpção Wegrzin – Colégio Atenas

    Emily Lemes Moises – EE Lucia Martins Coelho

    Fernando Simões Carlotto – Colégio Atenas

    Isadora Cristina Burton de Campos – EE Riachuelo

    Jéssica Gomes de Aquino – EE Waldemir Barros da Silva

    Kaissa Arantes dos Santos – EE Amélio de Carvalho Baís

    Kemile Ketllyn Pereira do Vau – EE José Maria Hugo Rodrigues

    Mariam Serthan Tormos – Escola Mace

    Martha Grazziela da Costa Cantero – EE José Antonio Pereira

    Styven Roosvelt dos Santos Sousa – EE Waldemir Barros da Silva

    Victor da Silva Beralda – EE Riachuelo

    Waldomiro Rodrigues dos Santos Neto – EE Arlindo de Andrade Gomes

    Sobre o Parlamento – O Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense tem sua sede em Campo Grande e recinto de seus trabalhos no Plenário “Deputado Júlio Maia” da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, sob a coordenação da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria de Educação (SED). Tem por objetivo formar e promover a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes.

    O Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense é constituído por deputados, eleitos entre estudantes, em idade própria, do primeiro e segundo ano do ensino médio, devidamente matriculados e frequentes nos estabelecimentos de ensino público e particular, para um mandato de um ano.

     

     

    Categorias :

    Geral

    Veja Também