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Em júri simulado, estudantes da EE Maria da Glória Muzzi Ferreira desenvolvem a leitura crítica e exercitam oratória

  • 26 maio 2023
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Dourados
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Na quarta (17) e sexta-feira (19), os estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, localizada em Dourados, realizaram um júri simulado que além de propiciar uma leitura crítica, pois se baseou no conto ‘Tchau’ da Lygia Bojunga, proporcionou o exercício da oratória e uma experiência de aprendizagem significativa e envolvente ao explorar os temas abordados na história.

Os alunos se prepararam para a função que iriam desempenhar no júri simulado.

Antes da execução do júri simulado, o conto ‘Tchau’ foi tema central das aulas de Língua Portuguesa por três semanas, e nessas aulas foram realizadas atividades e o estudo detalhado do texto, com os alunos já se preparando para o dia do julgamento e cientes do papel que iriam desempenhar, os quais eram: jurados, advogados, testemunhas, os personagens principais – pais e dois filhos –, além da juíza, interpretada pela professora coordenadora de Práticas Inovadoras Vitória Nazareth da Silva.

O júri simulado foi uma estratégia de ensino escolhida pela professora Alvina Lúcia para incentivar a reflexão sobre o conto ‘Tchau’.

Para a realização desta atividade prática que possibilitou aos estudantes a interpretação literária e experimentação de distintos aspectos emocionais presentes nos relacionamentos familiares do conto ‘Tchau’, a sala de aula foi organizada para se parecer com o Tribunal do Júri e, após tudo pronto, cada qual na sua função, os alunos interpretaram as diferentes funções, oportunidade em que desenvolveram o pensamento crítico, a argumentação, a empatia e o trabalho em equipe.

“O júri simulado foi uma oportunidade para os alunos aplicarem o conhecimento adquirido durante a leitura do conto, promovendo uma conexão mais profunda com a obra e ampliando sua compreensão sobre questões familiares e emocionais. Além disso, o uso desta estratégia de ensino estimulou a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizado e valorizou a inclusão”, disse a professora de Língua Portuguesa Alvina Lúcia.

Texto: Thaís Davis, SED

Fotos: Acervo da EE Maria da Glória Muzzi Ferreira

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