Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Empreendedorismo sustentável é trabalhado com estudantes da EE Maria Leite

  • 04 set 2023
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Corumbá
  • Compartilhar:

Um dos objetivos é promover a aprendizagem colaborativa, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de trabalharem em equipe e aprenderem com seus pares e estimular atitudes cooperativas

Estudantes da Escola Estadual Maria Leite, que oferta ensino em tempo integral, em Corumbá, participaram de atividade prática durante as aulas de empreendedorismo, sendo acompanhados pela professora e coordenadora da Qualificação profissional Qualificação “Promotor de vendas e e-commerce”, Geicyanne Nunes.

Diante da proposta do PPC e de acordo com as habilidades e competências da BNCC, no qual um dos objetivos é promover a aprendizagem colaborativa, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de trabalharem em equipe e aprenderem com seus pares e estimular atitudes cooperativas e propositivas para o enfrentamento dos desafios da comunidade, do mundo do trabalho e da sociedade em geral, alicerçadas no conhecimento e na inovação, a proposta inicial em sala de aula, após as aulas teóricas e conceituais, foi a criação de casinhas para pet’s (animais de estimação de pequeno porte) com o uso de caixas de papelão, na qual foi arrecadada em rede de supermercados.

Casinha para pet’s

Estudantes confeccionando casas de pet´s durante atividade de empreendedorismo

Considerando a estrutura feita de papelão e é totalmente segura para os animais e além disso, tem baixo impacto ambiental e pode ser reciclada após o descarte aquecendo-os nos dias de frio na nossa região. Cada grupo utilizou e abusou da criatividade estimulados por uma competição saudável entre eles, tudo de acordo com as habilidades e conteúdos propostos no PPC, na qual a escola oferta.

Após a confecção das casinhas colocando em prática uma aprendizagem de empreendedorismo sustentável, os alunos propuseram doar essas casinhas para uma Ong protetora dos animais existente na cidade, a GAAV, como forma de praticar também o empreendedorismo social com o objetivo de estimular os estudantes tanto na aprendizagem pedagógica quanto na visão e ação social fortalecendo espaços de protagonismo dentro e fora do ambiente escolar, promovendo práticas pedagógicas com foco na solução de problemas reais e na realização de intervenções que melhore seu entorno.

Houve uma votação em rede social, com a participação da comunidade escolar interna e externa para escolher a casinha que mais agradou a comunidade. Para isso foi criada a enquete no Google forms para obter resultados precisos. Durante a votação, as casinhas ficaram expostas para a comunidade escolar interna e externa observarem, após a votação foi feita a entrega da mesma na ONG.

“Assim, todo o objetivo desta atividade foi empoderar o estudante através do seu engajamento em projetos sociais de intervenção local que ampliem suas conexões com o seu território e oportunizem o exercício da cidadania”, finaliza gestor Paulo Eduardo Mendes Balejo.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.




Últimas Notícias

  • EXPOCATA conscientiza sobre Lixo Zero na Semana do Meio Ambiente
  • JURIDICAST: Estudantes da  EE Júlia Gonçalves Passarinho em contato direto com área jurídica e parlamentar de Corumbá
  • Educação ambiental em destaque: II Feira de Ciências mobiliza comunidade escolar em Guia Lopes da Laguna
  • Sistema de produção agroindustrial e tecnologias digitais foram trabalhados na EE Doutor Fernando Corrêa da Costa  
  • Alunos da EE Dom Bosco mergulham na Grécia Antiga em aula interdisciplinar de História e Filosofia
  • Inscrições do IV Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS – Prêmio Helena Meirelles encerram dia 04 de julho
  • SED/MS encerra série de encontros formativos para professores que acompanham estudantes com TEA
  • Formação da SED reforça inclusão de estudantes surdos e surdos indígenas na Rede Estadual
  • Metodologia ativa transforma sala de aula em cenário de investigação criminal na JOMAP
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira 2025  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital