Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
  • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Filosofia e robótica são trabalhadas na EE Professor Celso Müller do Amaral  

  • 22 set 2023
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Dourados
  • Compartilhar:

A unidade utiliza o Laboratório Educacional de Robótica e o Laboratório Didático Móvel nas aulas de Filosofia.

Os estudantes do EMTI (Ensino Médio em Tempo Integral), da Escola Estadual Professor Celso Muller do Amaral, município de Dourados, estão explorando novas fronteiras na educação, utilizando práticas interdisciplinares foi desenvolvido o combinado de filosofia e robótica.

Acompanhados pela Professora Coordenadora de Práticas Inovadoras (PCPI), Suiane Ferreira Lavanholi do Mar Lima que, em conjunto com a Equipe Gestora e, visando inovar na Formação e Estímulo dos Educadores da unidade, na elaboração e desenvolvimento de aulas, com práticas diferenciadas, por meio de metodologias ativas, vem desenvolvendo um vasto material educativo.

Filosofia e robótica

Uma das práticas interdisciplinares foi desenvolvida combinando filosofia e robótica. Mediada pelo professor Ronaldo de Campos Gastaldo e, sob a coordenação e orientação da PCPI Suiane, os estudantes utilizaram o laboratório móvel de robótica para trabalhar os objetos de conhecimento, do componente Curricular de Filosofia, desenvolvendo novas práticas e habilidades.

A aula sobre Demócrito e os Átomos, “A Paidéia Pantaneira e a Lição dos Clássicos: Antiguidade e Mundo Medieval” criou pequenos projetos com os kit’s do Laboratório Educacional de Robótica. Nesses, os estudantes do EMTI, mostram as técnicas de construções, evoluções e sua reflexão e contribuição acerca dos dias atuais.

Atividades realizadas pelos estudantes da unidade

As aulas foram um sucesso, com os estudantes demonstrando grande entusiasmo, protagonismo e muita criatividade na aplicação da Robótica à Filosofia. A combinação desta didática proporcionou aos educandos uma oportunidade única de explorar conceitos filosóficos de uma maneira prática e interativa.

Outro momento inovador, deu-se na utilização do Laboratório Didático Móvel (LDM), no qual a PCPI Suiane e o Professor de Práticas de Convivência e Socialização (PCA) Rogério Ventura da Silva, realizaram a formação dos professores de todas as áreas de conhecimento do EMTI, acerca do uso do LDM; instigados e comprometidos com sua formação, os docentes de forma interdisciplinar, durante o estudo coletivo, desenvolveram experimentos utilizando o Laboratório, relacionando com uma ou mais habilidades de sua área.

Práticas

Após a formação, professores de todas as áreas passaram a utilizar o Laboratório em suas aulas, de forma interdisciplinar, combinando por exemplo: Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa e Matemática. Por meio de relatórios, pesquisas, aulas práticas foi possível observar o engajamento do grupo e uma nova forma de ensinar e aprender, focada no estudante do século XXI.

Dentre essas práticas, outra que podemos destacar é a atividade da aula de intervenção comunitária, que por meio de um projeto desenvolvido pelo professor Kleberson Salina de Souza e a PCPI Suiane Lima, visa transformar o “lixo” em fantasias de Cosplay. Para além, das atividades de aproveitamento desse material descartado, os estudantes realizarão, no segundo semestre, um desfile com apresentações sobre quais os impactos do descarte inapropriado do lixo reciclável no meio ambiente, o quanto rentável pode ser o seu aproveitamento e formas de estender esta ação para comunidade e entorno da escola.

Assim, os momentos de formação proporcionados pela PCPI, em conjunto com a Coordenação Pedagógica e Professores Coordenadores de Área, vêm resultando em aulas mais dinâmicas e inovadoras.  Alinhadas à proposta da BNCC e o perfil do estudante do século XXI, a Escola Estadual Professor Celso Muller do Amaral do EMTI, está comprometida em fornecer aos seus estudantes as melhores oportunidades de aprendizado.

Lembrando que essas, são apenas alguns dos exemplos dos trabalhos inovadores que a Equipe está realizando. Fiquem atentos para mais atualizações nas redes sociais da escola (Instagram: @profcelsomuller /Facebook: Celso Müller do Amaral). “Nelas, postamos sobre o progresso dos nossos estudantes nessa emocionante jornada de descoberta” finaliza gestor Wagner José de Souza.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo ecolar.








 

 

 

Últimas Notícias

  • Cidadania ambiental é trabalhada em projeto na EE Menodora Fialho de Figueiredo
  • Em Aral Moreira, EE João Vitorino Marques encerra 1º bimestre com projeto sobre etnias do MS
  • Metodologia “Recuperar para Avançar” é realizada na EE Thomaz Barbosa Rangel
  • Rádio Cast CEJAR se destaca no evento de lançamento do PRA-TUTORIA e PIDEM 2025
  • Inscrições do Programa Raças e Etnias de MS e Selo ERER para escolas da REE encerram dia 31 de maio
  • Projeto literário “Semeando Autores” estimula criatividade dos estudantes da EE João Ponce de Arruda
  • Secretário de Mato Grosso do Sul representa Consed em seminário no Ministério da Educação
  • Estudantes da REE são premiados na MATIFIC, competição internacional de Matemática  
  • Abertas inscrições do curso sobre Aprendizagem Criativa, Educomunicação e Cultura Maker, para professores
  • EE Presidente Vargas realiza projeto “Leitura dos Clássicos”
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital