Conceitos de Ciências Exatas foram ensinados com confecção e lançamento de foguetes com garrafas PET

  • Publicado em 28 set 2023 • por Thais Davis Ramos •

  • Realizado na EE Maria da Glória Muzzi Ferreira, o projeto foi desenvolvido em parceria com universidade pública

    Em Dourados, uma parceria entre a Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira e os acadêmicos do projeto de extensão ‘Escolas nas estrelas Dourados’ da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), possibilitou que estudantes do 2º ano do Ensino Médio compreendessem conceitos de Física, Química e Engenharia a partir da projeção, construção e lançamento de foguetes feitos com garrafa PET.

    Acadêmicos da UFGD iniciaram o projeto explicando os conceitos relacionados ao foguete.

    “Durante essa oficina, eles tiveram a oportunidade de explorar conceitos científicos fundamentais que governam o voo dos foguetes, entender como a ação e reação estão presentes em cada lançamento e desvendar os segredos da propulsão que impulsionam essas incríveis máquinas voadoras”, explicou a professora Joice Menezes.

    Alunos confeccionaram foguetes utilizando garrafas PET e usaram a criatividade para personalizá-los.

    Realizada nos dias 14 e 21 de setembro, sob orientação da docente da UFDG Isabella Guedes Martinez e pelos acadêmicos Letícia Vasques, Micael Sanches, Vitor Augusto Peres e Mayara Vilalba, no primeiro momento os alunos aprenderam sobre a história do foguete, compreendendo, na teoria, como construir o artefato. Depois, foi realizada a confecção, lançamento e correções necessárias para que o foguete atingisse a altura desejada.

    Os artefatos foram lançados na área externa da Escola.

    “A oficina de foguetes de garrafa PET proporcionou uma experiência prática e divertida aos alunos, aproximando-os da Ciência e da tecnologia de forma lúdica. Além de do ensino de importantes conceitos, a atividade estimulou a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico, motivando-os a buscar conhecimento em áreas relacionadas”, disse a Vitória Nazareth da Silva, assistente de atividades educacionais da Escola.

    Thaís Davis, SED

    Fotos: Acervo da EE Maria da Glória Muzzi Ferreira

    Categorias :

    Ciência e Tecnologia, Dourados

    Veja Também