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Educomunicação é temática na EE Coração de Maria, em Campo Grande

  • 28 set 2023
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Campo Grande
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Um dos objetivos é de criar um espaço digital, uma espécie de biblioteca virtual, onde os alunos possam acessar informações relevantes para sua formação.

A Escola Estadual Coração de Maria, localizada na Vila Santa Dorotéia, em Campo Grande, implantou o projeto intitulado “Jornal Digital Coração de Maria” que surgiu a partir de um levantamento realizado no início do ano com os estudantes da eletiva ministrada pela professora Larissa Leite Billerbeck Carrapateira.

Foi perguntado aos estudantes sobre o que gostariam de abordar durante o semestre na Eletiva, considerando diferentes componentes curriculares e seus próprios interesses. Após algumas sugestões, passaram por um processo de filtragem e votação, e a criação de um Jornal Digital emergiu como a escolha principal dos alunos. A partir desse ponto, desenvolve-se conteúdos relacionados aos acontecimentos escolares e informações, conhecimentos e notícias relevantes para a comunidade escolar.

Esse projeto tem como objetivos promover o pensamento crítico e reflexivo em torno de tópicos de interesse dos alunos, fomentar a interação entre os estudantes por meio de várias mídias e redes sociais, incentivando a cidadania ativa através da educomunicação. Além disso, busca criar um espaço digital, uma espécie de biblioteca virtual, onde os alunos possam acessar informações relevantes para sua formação.

Eletiva trabalhou educomunicação com protagonistas

A proposta é de ensinar aos alunos o uso adequado das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e das Inteligências Artificiais (IAs) para a criação de conteúdo. Os estudantes envolvidos têm a chance de realizar pesquisas, entrevistas, produzir textos, editar materiais e publicar conteúdos, desenvolvendo suas habilidades de comunicação e expressão escrita e promovendo a alfabetização midiática.

“Mas o grande diferencial da nossa Eletiva é oferecer um espaço onde os alunos possam vivenciar uma experiência quase profissional, permitindo que explorem a dinâmica do trabalho jornalístico com funções específicas, liderança, cumprimento de metas, processos criativos, cumprimento de prazos e outros aspectos. Isso ocorre porque nosso jornal é dividido em cinco equipes diferentes, cada uma com seu nome e identidade exclusiva”, menciona professora Larissa.

Cada equipe ou turma escolhe os setores jornalísticos com os quais trabalhará a cada bimestre, como saúde e qualidade de vida, entretenimento, economia e negócios, curiosidades, arte e cultura, atividades socioculturais, tecnologia e inovação, rotina escolar, entre outros. Cada equipe ou turma é subdividida em cerca de quatro setores, e cada setor é composto por aproximadamente seis membros.

Em cada setor, existe um líder encarregado de diversas atribuições, que incluem mediação, avaliação, acompanhamento, correções, sugestões e resolução de problemas. Essas funções auxiliam no desenvolvimento de habilidades essenciais para os alunos, abrangendo desde a resolução de desafios no trabalho em equipe até a valorização das diferentes aptidões presentes nos setores.

Rotina

A rotina de trabalho é basicamente a seguinte: o primeiro trabalho do bimestre é o brainstorm, seguido de anotações, filtragem e seleção das ideias. Em seguida, os alunos iniciam o planejamento e a produção dos conteúdos que são feitos em sala durante as aulas, durante o intervalo ou como tarefa para casa.

Os líderes registram, acompanham, cobram, corrigem e mediam todos os acontecimentos da produção. Em seguida, os conteúdos são postados em um link no drive para correção da professora (que avalia, corrige, complementa, edita e sugere alterações). Após a aprovação final, os conteúdos são agendados para postagem no instagram, assim que publicados no site.

“Já temos cerca de 94 publicações no instagram e praticamente a mesma quantidade de postagens no site com temáticas diversificadas, informativas, curiosas e relevantes para a comunidade escolar”, finaliza professora.

Portal do Jornal CDM Digital: https://bit.ly/jornalcdm

Rede Social do Jornal CDM Digital: https://www.instagram.com/jornal.cdm/

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar


 

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