Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Estudantes “ribeirinhos” do Paraguai Mirim terão polo de apoio presencial para oferta da EJA-EaD

  • 27 fev 2024
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, EaD, EJA
  • Compartilhar:

O projeto, iniciado em agosto de 2023, é fruto de um levantamento de demandas, em parceria com o Instituto Agwa. Ações de esclarecimentos foram realizadas nos dias 20 a 23 de fevereiro.

A SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou visita à comunidade ribeirinha do Paraguai Mirim, localizada na região de confluência do rio Paraguai com o rio Paraguai Mirim, ao sul da comunidade do São Lourenço e a 140 km do município de Corumbá, para a implantação de um polo de apoio presencial para a oferta da EJA (Educação de Jovens e Adultos – EaD), com a efetivação das matrículas dos novos estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino).

O projeto, iniciado em agosto de 2023, é fruto de um levantamento de demandas, em parceria com o Instituto Agwa. Foram entrevistados ribeirinhos que elencaram questões como a necessidade da oferta do Ensino Médio e a recuperação de vida escolar pelas famílias que evadiram das escolas ainda muito cedo para trabalharem nos rios.

Equipe da SED realizou levantamento para implantação da EJA

“Levando em consideração o cenário no qual insere-se às comunidades ribeirinhas, tendo sua população, em maioria, trabalhando enquanto isqueiros, piloteiros e pescadores, tal solução está em consonância com sua realidade”, menciona Douglas Henrique Melo Alencar, asssessor escolar de Educação Ambiental da SED

Em atenção aos dilemas e realidade da comunidade local, a equipe da SED, com vistas ao atendimento dos ribeirinhos com a oferta da EJA/EaD, ensino médio e fundamental, de forma a conciliar a rotina de trabalho com os estudos. “Vale ressaltar que a oferta do Ensino Médio na região é algo inédito na comunidade, sendo um anseio a todos que vivem ali, sobretudo, com uma proposta que flexibiliza a aprendizagem em tempos e espaços diversos como a EJA na EaD”, explica Edvaldo Angelotti Junior, técnico da Central de Matrículas.

Ações foram realizadas nos dias 20 a 23 de fevereiro na comunidade Paraguai Mirim

Trabalho comunitário

As ações da Secretaria de Estado de Educação na comunidade ribeirinha foram realizadas entre os dias 20 e 23 de fevereiro para divulgação e esclarecimento de dúvidas sobre a EJA EaD, aplicação de avaliações de classificação para os estudantes que não possuem documentos como o histórico escolar, plantões para realização da pré-matrícula e em seguida sua respectiva efetivação. Também foram realizadas em Corumbá, reuniões com a CRE_3 (Coordenadoria Regional de Educação), representantes da Secretaria Municipal de Educação e com gestores das escolas das águas de Corumbá.

De acordo com relatos da comunidade, a etapa do Ensino Médio é um anseio antigo e poderá abrir novas oportunidades de emprego a todos na região, e acerca da possibilidade de retorno dos adultos às escolas é algo que também contribuirá para o desenvolvimento social da região.

Equipe reunida para alinhamento com CRE-3 de Corumbá

O polo de apoio presencial funcionará em uma jornada de 40 horas semanais, e contará com um coordenador de polo, que será supervisionado pelo CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Professora Ignês de Lamônica Guimarães) – em Campo Grande. Todos os estudantes terão acesso a infraestrutura e recursos do polo, conforme disponibilidade pessoal, para que possam realizar as atividades, provas, leituras dos materiais e assistir aos vídeos dos professores. Também será possível realizar videoconferência com os professores de Campo Grande sempre que necessário.

Educação Ambiental

As ações de Educação Ambiental na comunidade direcionou seus esforços, principalmente, para as questões sociais e políticas que a permeiam. A escuta dos entrevistados, o conhecimento da região pantaneira e seus respectivos déficits fizeram parte da etapa de análise socioambiental da Secretaria de Estado de Educação.

As questões como, a distância, o acesso à internet, os incêndios no Pantanal em 2021 que queimou mais de 250 mil hectares e a seca do rio Paraguai nos últimos 4 anos agravaram a vulnerabilidade social, bem como o êxodo da população da região.

Expectativa do projeto é promover o engajamento social da região

“A oferta da EJA/EaD, em parceria com o Instituto Agwa, é o primeiro passo da SED para atender a demanda de escolarização da comunidade ribeirinha do Paraguai Mirim, com a expectativa para novos projetos que promovam o engajamento social da região”, ressalta assessor escolar da EJA Jean Carlos Almeida Cordoval.

É importante ressaltar também que o trabalho desenvolvido em consonância com as ODS 4 – Educação de Qualidade (Objetivos de Desenvolvimento Sultentável – Integração nas atividades extracurriculares das escolas desempenha um papel fundamental na conscientização e no engajamento dos alunos em questões relacionadas à sustentabilidade e ao bem-estar global) – ­ 10 – Redução das Desigualdades, 16 – Paz, justiça e instituições eficazes e 17 – Parcerias e meios de implementação.

Adersino Junior, SED

Fotos: Douglas Alencar.

Últimas Notícias

  • EXPOCATA conscientiza sobre Lixo Zero na Semana do Meio Ambiente
  • JURIDICAST: Estudantes da  EE Júlia Gonçalves Passarinho em contato direto com área jurídica e parlamentar de Corumbá
  • Educação ambiental em destaque: II Feira de Ciências mobiliza comunidade escolar em Guia Lopes da Laguna
  • Sistema de produção agroindustrial e tecnologias digitais foram trabalhados na EE Doutor Fernando Corrêa da Costa  
  • Alunos da EE Dom Bosco mergulham na Grécia Antiga em aula interdisciplinar de História e Filosofia
  • Inscrições do IV Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS – Prêmio Helena Meirelles encerram dia 04 de julho
  • SED/MS encerra série de encontros formativos para professores que acompanham estudantes com TEA
  • Formação da SED reforça inclusão de estudantes surdos e surdos indígenas na Rede Estadual
  • Metodologia ativa transforma sala de aula em cenário de investigação criminal na JOMAP
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira 2025  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital