EE João Vitorino Marques realiza projeto “Combatendo a Dengue com Educação”

  • Publicado em 02 abr 2024 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • Tem por objetivo proporcionar a conscientização socioambiental no combate a dengue, por intermédio do conhecimento, atuação e protagonismo dos estudantes

    A Escola Estadual João Vitorino Marques, que oferta educação em tempo integral, em Aral Moreira, realizou projeto “Combatendo a Dengue com Educação: Conscientização, capacitação, atuação e protagonismo”, sob coordenação e comprometimento da equipe de gestão, professores e estudantes.

    O projeto é coordenado pela professora Karielly Machado da Unidade Curricular I- Biologia em evidência: Genética Ambiente e Saúde. Tem por objetivo proporcionar a conscientização socioambiental no combate a dengue, por intermédio do conhecimento, atuação e protagonismo dos estudantes. Para que isso ocorra, o projeto conta com algumas etapas, sendo uma delas a capacitação e conscientização dos estudantes do 3° ano através de palestra da Vigilância em Saúde com setor de controle de vetores do município de Aral Moreira.

    Parceria

    A partir dessa parceria, os estudantes puderam identificar e compreender melhor os sintomas e as principais diferenças causadas pela dengue, zika e chikungunya. Também conheceram um pouco mais das funções e atuação dos ACEs (Agentes de Combate às Endemias) na orientação, monitoramento e controle do vetor Aedes aegypti. Por fim, puderam visualizar em lupas e microscópio especimes do Aedes aegypti em diferentes estágios de desenvolvimento.

    No dia 27 de março, os estudantes do 3° ano vivenciaram um pouco do trabalho dos ACE em visitas domiciliares. Acompanharam a rotina de vistoria e orientações aos moradores do município de Aral Moreira.

    A partir dessas experiências, espera que os estudantes atuem como multiplicadores desses conhecimentos e compreendam que para combater a dengue todos nós precisam agir. “A prioridade nesse momento é que nossos estudantes sejam protagonistas de sua própria aprendizagem”, afirma o diretor Djalma Santos.

    Adersino Junior, SED

    Fotos: Arquivo escolar

     

     

     

     

    Categorias :

    Ações Pedagógicas Inclusivas, Aral Moreira

    Veja Também