Projeto “Detetives da Leitura” tem incentivo de tornar os estudantes leitores na EE Amélio de Carvalho Baís

  • Publicado em 20 ago 2024 • por Cezar Galhardo •

  • A EE Amélio de Carvalho Baís, localizada em Campo Grande, realizou no último dia 12 de agosto uma acolhida em alusão ao dia do estudante, comemorado no dia 11 de agosto, a recepção foi feita professora Tânia Mara Vieira, juntamente com os “Detetives da Leitura”, estudantes que participam do projeto de leitura na escola e colaboradores.

    Na ação houve a distribuição de alguns exemplares de livros elaborados por ex-alunos da escola para toda a comunidade escolar, foi o momento também de iniciar as comemorações referentes ao Dia do Estudante.

    Segundo a diretora-adjunta, Chiara Goes Barbosa, a leitura é incentivada na escola. “O incentivo à leitura é algo que faz parte da rotina na EE Amélio, pois é a leitura que abre os olhos dos estudantes para diversas possibilidades agora e para o futuro”, explicou.

    Ainda no dia 12 aconteceu também a culminância do projeto: “II Cardápio Literário – Leitura Saborosa 2024”, trabalho idealizado de forma lúdica, criativa e motivadora, propiciando experiência de leitura, tendo os estudantes como integrantes do centro do processo de aprendizagem, estimulando o “apetite” pela leitura, oferecendo variados “sabores”, contemplando diversos temas e gêneros textuais, para que cada aluno possa montar seu próprio cardápio literário.

    Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Cardápio Literário – Leitura Saborosa da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís trabalhou habilidades e competências, de acordo com o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul. Temas como diálogo, solidariedade, cidadania e responsabilidade foram desenvolvidos, contribuindo para uma formação integral dos alunos, promovendo assim, um ensino de qualidade, explorando um ambiente com inúmeras possibilidades que a leitura oferece, criando cidadãos mais informados, participativos e críticos.

    Para a professora Tânia Mara Vieira “é importante ler junto com os estudantes e responsáveis, explorando as infinitas possibilidades que os livros oferecem, para que a leitura traga o saber e saborosos conhecimentos”.

    Para finalizar, o diretor Paulo Antônio Castaldeli afirmou que a leitura é fundamental para os estudantes e que a escola prioriza esse incentivo.

    “O trabalho em equipe proporciona uma vivência necessária para a formação integral dos estudantes, assim como a leitura”, finalizou o diretor.

    Texto: Jackeline Oliveira, SED

    Foto: Arquivo escolar

     

    Categorias :

    Acolhida, Campo Grande

    Veja Também