Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

EE Castro Alves realiza minicurso de Robótica Educacional para professores

  • 23 set 2024
  • Categorias:Dourados
  • Compartilhar:

O minicurso não se limita a construir robôs, ela representa uma transformação profunda na prática docente, oferecendo um ambiente de aprendizado dinâmico e engajador.

 

Pensando em ofertar aos docentes uma imersão na aprendizagem criativa, como possibilidade de renovação da prática pedagógica, a Escola Estadual Castro Alves, em Dourados, realizou minicurso de Robótica Educacional: Uma Jornada de Aprendizagem Criativa

A robótica educacional não se limita a construir robôs; ela representa uma transformação profunda na prática docente, oferecendo um ambiente de aprendizado dinâmico e engajador.

“Ao integrar a robótica em suas aulas, os professores se tornam verdadeiros facilitadores da aprendizagem, proporcionando aos alunos experiências únicas e enriquecedoras”, menciona professora coordenadora de práticas inovadoras Sirléia Vieira Portilho, proponente do minicurso, em conjunto com professor Sammer Sant Ana Almeida

O planejamento partiu da base de conhecimento prévio que os PCPIs (Professores Coordenadores de Práticas Inovadoras) possuem sobre o Kit de Robótica Educacional, ofertados pela SED.

Minicurso foi realizado no Lab Quantum, na EE Floriano Viegas Machado

A ideia inicial era fazer uma introdução a programação desplugada, demonstrando aos docentes as vastas possibilidades que as novas ferramentas e o acompanhamento das tendências educacionais promovem no desenvolvimento profissional, torando-o contínuo e também, expandir seus próprios conhecimentos e habilidades.

Minicurso

O minicurso de Robótica Educacional aconteceu na Escola Estadual Floriano Viegas Machado, no espaço do Quantum Lab, nos dias 02 e 09 de setembro, com solicitação e autorização do diretor Júlio Cesar dos Santos.

A diretora Marcia Regina da Silva Wider enfatizou que robótica educacional é uma jornada que transforma tanto alunos quanto professores. Ao abraçar essa nova abordagem, os docentes podem criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, engajador e significativo, preparando os alunos para os desafios do século XXI.

O professor Sammer Sant Ana Almeida apresentou aos docentes a plataforma Scratch, onde foi possível conhecer as possibilidades de utilização no desenvolvimento e elaboração de atividades. Como forma de fixação de aprendizagem, o professor pediu para os docentes desenvolverem uma ideia de aula utilizando o recurso. Cada docente realizou a atividade conforme a sua disciplina. Essa interação permitiu aos participantes do minicurso, o primeiro contato com o algoritmo e a programação.

A proposta do minicurso, além de apresentar as ferramentas que permitem trabalhar a programação desplugada, o algoritmo e o Scratch, os docentes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o que é a programação, ter contato com a linguagem de programação de forma divertida, construir seus próprios robôs e projetos inovadores, ver na prática como o pensamento crítico e a resolução de problemas é importante no desenvolvimento de atividades práticas, e poder colaborar com os alunos em projetos desafiadores.

Kit de robótica educacional

Após a atividade com programação desplugada, apresentação da plataforma Scratch, foi feita a apresentação do kit de robótica educacional, após uma explanação sobre a relevância da robótica no atual cenário pedagógico, ressaltando como essa ferramenta pode estimular habilidades essenciais nos alunos, como pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe.


Os educadores foram convidados a refletir sobre suas próprias experiências e expectativas em relação ao uso da robótica em suas práticas pedagógicas.

O próximo passo foi a demonstração detalhada do kit e sua variedade de componentes, como motores, sensores, módulos de programação e peças de montagem. O professor Sammer demonstrou cada um dos itens, enfatizando suas funções e como eles se conectam para formar um robô funcional. Destacou-se a simplicidade e a robustez dos materiais, especialmente projetados para o ambiente escolar, tornando a robótica acessível para diferentes níveis de ensino.

Robô

Após a apresentação teórica, os docentes participaram de uma atividade prática que visava a montagem e programação de um robô simples. Divididos em grupos, os professores receberam um conjunto do kit e foram desafiados a construir um robô que executasse uma tarefa ou movimento. Essa atividade foi planejada para promover a colaboração entre os participantes, permitindo que compartilharem ideias e experiências.

Professores tiveram oportunidade de apresentar seus robôs

Os grupos começaram a montagem de seus robôs utilizando os componentes do kit para criar estruturas diferentes. Enquanto alguns docentes se dedicaram à construção física, outros se voltaram para a programação, utilizando um software de codificação amigável que permitia a introdução de comandos de forma intuitiva. Durante o desenvolvimento do projeto, os participantes não apenas aplicaram conceitos de programação, como também praticaram habilidades de resolução de problemas ao enfrentarem os desafios que surgiram durante as etapas de montagem e testes.

Apresentação

Ao final do minicurso, cada grupo teve a oportunidade de apresentar seu robô, demonstrando suas funcionalidades e compartilhando as soluções encontradas para os obstáculos. Essa atividade não só solidificou o aprendizado dos docentes sobre robótica, mas também os equipou com conceitos e experiências práticas que poderão ser aplicadas em suas salas de aula, vislumbrando um futuro onde a tecnologia e a educação caminham lado a lado.

“O entusiasmo e o engajamento gerados durante o minicurso foram consideráveis, sinalizando que a robótica está pronta para ser uma aliada poderosa na educação moderna e inclusiva”, finaliza professora Sirléia.

Adersino Junior, SED

Fots: Arquivo escolar.




 

 

 

 

Últimas Notícias

  • EXPOCATA conscientiza sobre Lixo Zero na Semana do Meio Ambiente
  • JURIDICAST: Estudantes da  EE Júlia Gonçalves Passarinho em contato direto com área jurídica e parlamentar de Corumbá
  • Educação ambiental em destaque: II Feira de Ciências mobiliza comunidade escolar em Guia Lopes da Laguna
  • Sistema de produção agroindustrial e tecnologias digitais foram trabalhados na EE Doutor Fernando Corrêa da Costa  
  • Alunos da EE Dom Bosco mergulham na Grécia Antiga em aula interdisciplinar de História e Filosofia
  • Inscrições do IV Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS – Prêmio Helena Meirelles encerram dia 04 de julho
  • SED/MS encerra série de encontros formativos para professores que acompanham estudantes com TEA
  • Formação da SED reforça inclusão de estudantes surdos e surdos indígenas na Rede Estadual
  • Metodologia ativa transforma sala de aula em cenário de investigação criminal na JOMAP
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira 2025  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital