Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Aprendizagem, criatividade e pensamento crítico são temáticas na EE Dom Bosco

  • 08 out 2024
  • Categorias:Corumbá
  • Compartilhar:

O projeto “Conexões Olímpicas: uma Jornada Interdisciplinar através da História, Ciência, Cultura e Empreendedorismo Profissional” foi tema dos estudantes do AJA e EJA

Os estudantes da Escola Estadual Dom Bosco, em Corumbá, das turmas do projeto AJA-MS (Avanço do Jovem na Aprendizagem) Novos Percursos, etapa do ensino médio, juntamente com as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) Módulo II e IV, participaram,do dia 30 de agosto ao dia 06 de setembro, da atividade baseada no projeto – Conexões Olímpicas: uma Jornada Interdisciplinar através da História, Ciência, Cultura e Empreendedorismo Profissional.

O projeto dentro do AJA-MS foi orientado e norteado pela coordenadora Gisele Corrêa Dutra, que também foi a idealizadora das atividades, em parceria com os professores em sala de aula. Para escolha da atividade, foi realizada enquete com os professores para a escolha do tema transdisciplinar.

Enquete

Alguns componentes curriculares e os títulos escolhidos por enquete para serem realizados pelos professores do AJA-MS Ensino Fundamental e AJA-MS Novos Percursos foram os seguintes: Língua Portuguesa – As Origens Mitológicas dos Jogos Olímpicos; Matemática e Informática -“100 metros rasos. O momento olímpico mais esperado, uma incursão histórica nos resultados obtidos pelos superatletas” – A Geometria no Parque Olímpico do Rio de Janeiro; Geografia e História – Raízes Olímpicas: um estudo que integra História e Geografia de forma Interdisciplinar”; Química – Química Verde – Produção de sabão ecológico ( barra e líquido); Biologia – Explorando a Biologia através dos jogos olímpicos; Arte – Os Mascotes Olímpicos e sua representação social; Marketing Digital- UCII – Marketing Digital e-commerce nas Olimpíadas.


De acordo com a coordenadora Gisele, nos últimos meses, os estudantes se dedicaram a uma exploração aprofundada dos Jogos Olímpicos, um tema que se revelou não apenas fascinante, mas também rico em conexões com diversas áreas do conhecimento e aspectos da sociedade. Com empenho e criatividade, os estudantes mergulharam nos aspectos históricos, científicos, culturais e de empreendedorismo do evento que transcende fronteiras e une pessoas de todo o mundo.

Para a realização do projeto, os professores seguiram as orientações da coordenação de projeto que solicitou que as atividades fossem alinhadas às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). E que todos aplicassem as metodologias ativas onde os estudantes ficam sempre no centro do processo de aprendizagem, incentivando a autonomia, criatividade e pensamento crítico. Além disso, foram utilizados recursos midiáticos e digitais que enriqueceram a produção dos materiais apresentados, promovendo uma integração entre teoria e prática.

Recursos

Utilizaram recursos multimodais como: o Caput para a edição dos vídeos, o ToonMap para cartoonizar algumas imagens, e o Flex Clip, com inteligência artificial, para auxiliar na montagem dos vídeos. Também utilizaram Podcasts, facilitados pelo WhatsApp, o que nos permitiu desenvolver e compartilhar nossas reflexões de maneira dinâmica.


Todos esses recursos foram aplicados sob a supervisão dos professores, garantindo que as ferramentas tecnológicas complementassem o processo pedagógico de maneira eficiente e educativa. Foram organizadas ações voltadas à realização de evento com, cerimonial e buffet degustação feito pelos estudantes. Cada apresentação refletiu o compromisso, a pesquisa e o esforço em entender e conectar as múltiplas facetas dos Jogos Olímpicos.

A proposta deste projeto teve como base o evento esportivo que acontece a cada quatro anos no mundo: as Olimpíadas. É um momento em que diversos países integram suas culturas, além de promoverem os valores olímpicos, como igualdade, equidade, justiça, racionalidade, amizade, excelência, respeito, compreensão e autonomia. “Esses valores são amplamente trabalhados e cultivados no desenvolvimento dos estudantes dentro do ambiente escolar e do projeto Avanço dos Jovens na Educação”, finaliza diretor Fernando Silva da Cruz.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar

 

Últimas Notícias

  • EXPOCATA conscientiza sobre Lixo Zero na Semana do Meio Ambiente
  • JURIDICAST: Estudantes da  EE Júlia Gonçalves Passarinho em contato direto com área jurídica e parlamentar de Corumbá
  • Educação ambiental em destaque: II Feira de Ciências mobiliza comunidade escolar em Guia Lopes da Laguna
  • Sistema de produção agroindustrial e tecnologias digitais foram trabalhados na EE Doutor Fernando Corrêa da Costa  
  • Alunos da EE Dom Bosco mergulham na Grécia Antiga em aula interdisciplinar de História e Filosofia
  • Inscrições do IV Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS – Prêmio Helena Meirelles encerram dia 20
  • SED/MS encerra série de encontros formativos para professores que acompanham estudantes com TEA
  • Formação da SED reforça inclusão de estudantes surdos e surdos indígenas na Rede Estadual
  • Metodologia ativa transforma sala de aula em cenário de investigação criminal na JOMAP
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira 2025  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital