Inscrições abertas para o II Encontro de Bandas e Fanfarras Indígenas do MS

  • Publicado em 27 mar 2025 • por Cezar Galhardo •

  • O encontro será realizado no dia 31 de maio, em Miranda

    A cultura e a tradição musical indígena ganham destaque no II Encontro de Bandas e Fanfarras Indígenas do Mato Grosso do Sul – “NZOPÚNE”, que será realizado no dia 31 de maio de 2025, no Ginásio de Esportes da Aldeia Cachoeirinha, em Miranda (MS). O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), por meio da Superintendência de Modalidades e Programas Educacionais (SUPRE), do Núcleo de Arte e Cultura (NUAC) e da Coordenadoria de Modalidades Específicas (COMESP).

     

    Com o objetivo de fortalecer a identidade indígena, promover o intercâmbio cultural e valorizar a tradição musical dos povos originários, o encontro reunirá bandas de percussão e fanfarras de diversas etnias do Estado.

    As inscrições para o evento já estão abertas e seguem até o dia 22 de abril de 2025 e devem ser feitas por meio de um formulário eletrônico disponível no regulamento. A participação é exclusiva para bandas e fanfarras indígenas do Mato Grosso do Sul. Faça a inscrição e acesse o regulamento aqui.

    Cada grupo deverá enviar um breve histórico de sua corporação, que será apresentado durante o evento. As apresentações terão entre 5 e 15 minutos, e o uso de vestimentas tradicionais, como cocares, tiaras e pinturas corporais, é incentivado para reafirmar a identidade indígena.

    A relevância do encontro para a comunidade é destacada pelo diretor-adjunto da Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo, anfitriã desta edição, Adilson de Matos Bentos. “A Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo tem a honra de receber este evento tão significativo na Aldeia Cachoeirinha, reafirmando nosso empenho em fomentar a cultura e a educação dos povos indígenas. Esperamos recebê-los com respeito e entusiasmo, assegurando que este acontecimento seja um divisor de águas para nossa cultura e educação”.

    Cultura, arte e tradição em evidência

    O gestor do NUAC/SED, Prof. Dr. Fábio Germano da Silva, destaca que o evento vai além da música, sendo uma forma de preservação cultural

    “Cada apresentação carrega um pedaço da história dos povos indígenas do Mato Grosso do Sul, reafirmando a identidade e o orgulho das novas gerações. A música tem um papel fundamental na formação dos jovens e no fortalecimento do sentimento de pertencimento cultural”, afirmou Fábio.

    O Superintendente de Modalidades e Programas Educacionais, Davi De Oliveira Santos, reforça a importância do evento como instrumento de inclusão e valorização das manifestações artísticas indígenas dentro da educação.

    “Nosso compromisso é garantir que a cultura indígena seja reconhecida e incentivada nas escolas e comunidades. O ‘NZOPÚNE’ é uma oportunidade única de reunir talentos indígenas em um espaço onde a arte se torna uma poderosa ferramenta de educação, integração e fortalecimento das raízes culturais”

    Além das apresentações musicais, a programação contará com dança, entretenimento, gastronomia e exposição de artesanato indígena.

    Todas as bandas participantes receberão troféus e certificados de participação. O evento será registrado e amplamente divulgado para fins de pesquisa, promoção artística e preservação histórica.

    A expectativa é que cerca de 2 mil pessoas participem do encontro, entre músicos, visitantes e integrantes das comunidades indígenas.

    Com o apoio de diversas entidades, incluindo SETESC, SEC, FUNAI, FUNDESPORTE, FCMS, FEBAFAMS, Prefeitura de Miranda e outras instituições públicas e privadas, o evento se firma como um importante movimento de valorização da cultura indígena.

    ACESSE AQUI O REGULAMENTO

     

    Texto: Jackeline Oliveira, SED

    Fotos: Arquivo SED

    Categorias :

    NUAC

    Veja Também