Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Água Furiosa: Ciência e encantamento invadem a sala de aula com reações químicas em Dourados

  • 15 abr 2025
  • Categorias:destaque, Dourados
  • Compartilhar:

Experimento alia teoria e prática para estimular o protagonismo estudantil e o pensamento científico

Alunos do 2º ano A da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, em Dourados, vivenciaram uma verdadeira imersão no mundo da Química por meio de uma atividade experimental surpreendente: o experimento “Água Furiosa”. Conduzida pela professora Rafaella Bernardi, durante a disciplina de UC-IV, a prática tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela ciência por meio da observação direta de reações químicas com mudanças visuais marcantes.

Mais do que um simples experimento, a atividade é pensada para desenvolver o pensamento científico, estimular a curiosidade e proporcionar um ambiente de aprendizagem lúdico e significativo. A metodologia aplicada segue os princípios da investigação científica, permitindo que os alunos participem ativamente do processo: observam, formulam hipóteses, conduzem o experimento e analisam os resultados em sala.

O experimento, conhecido como “Água Furiosa”, envolve uma reação química entre azul de metileno, soda cáustica (hidróxido de sódio) e glucose (açúcar). A mistura dos reagentes, realizada em um béquer, revela um fenômeno intrigante: ao ser agitada, a solução muda de incolor para azul, retornando ao estado inicial após repouso. Esse efeito visual impressionante ocorre devido a um processo de oxirredução, no qual o azul de metileno atua como indicador redox, mudando de cor conforme o nível de oxigênio presente.

Durante a atividade, os estudantes aprofundam seus conhecimentos em conceitos como oxidação e redução, a função dos reagentes e catalisadores, a influência do oxigênio na reversão da cor, além de refletirem sobre as aplicações da Química no cotidiano. Todos os procedimentos são realizados com rigorosos cuidados de segurança, utilizando luvas, óculos de proteção e orientações específicas para o manuseio dos reagentes.

A prática é recebida com entusiasmo e gera grande participação entre os alunos, que se encantam com o “efeito mágico” da mudança de cor. Mais do que o fascínio visual, o experimento possibilita a aplicação prática da metodologia científica de forma colaborativa, promovendo o protagonismo estudantil e a conexão entre teoria e prática.

Ao final da experiência, os estudantes refletem sobre como a Química está presente em inúmeras situações do dia a dia e demonstram maior interesse em aprofundar seus conhecimentos na área. A atividade reforça o papel transformador do ensino experimental investigativo e o compromisso da escola com metodologias inovadoras, capazes de promover uma aprendizagem significativa, contextualizada e participativa.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo escolar

 





 

Últimas Notícias

  • EXPOCATA conscientiza sobre Lixo Zero na Semana do Meio Ambiente
  • JURIDICAST: Estudantes da  EE Júlia Gonçalves Passarinho em contato direto com área jurídica e parlamentar de Corumbá
  • Educação ambiental em destaque: II Feira de Ciências mobiliza comunidade escolar em Guia Lopes da Laguna
  • Sistema de produção agroindustrial e tecnologias digitais foram trabalhados na EE Doutor Fernando Corrêa da Costa  
  • Alunos da EE Dom Bosco mergulham na Grécia Antiga em aula interdisciplinar de História e Filosofia
  • Inscrições do IV Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS – Prêmio Helena Meirelles encerram dia 20
  • SED/MS encerra série de encontros formativos para professores que acompanham estudantes com TEA
  • Formação da SED reforça inclusão de estudantes surdos e surdos indígenas na Rede Estadual
  • Metodologia ativa transforma sala de aula em cenário de investigação criminal na JOMAP
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira 2025  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital