Desde 2021, o Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação já acumula um total de 627 medalhas em competições acadêmicas.
A SED (Secretaria de Estado de Educação) promoveu a cerimônia de entrega de 222 medalhas conquistadas em olimpíadas científicas e tecnológicas de nível nacional e internacional ao longo de 2024. Os premiados são estudantes do CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), unidade vinculada à COESP (Coordenadoria de Educação Especial) e à SUDEB (Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica).
Desde 2021, o CEAM/AHS já acumula um total de 627 medalhas em competições acadêmicas. Apenas em 2024, 49 estudantes atendidos pelo Centro foram premiados em 32 olimpíadas do conhecimento, sendo 36 de Campo Grande e 13 do interior do estado, representando cidades como Terenos, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã e Bonito, das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs 2, 5 e 7).
A cerimônia contou com participação do secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, acompanhado da superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Adriana Buytendorp, da coordenadora de Educação Especial, Janaína Belato, e da gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais. Além dos estudantes premiados e seus familiares, o evento teve participação de alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de música, que realizaram uma apresentação cultural.
Oficinas
Os estudantes medalhistas participam das oficinas CEAMlímpicos, ofertadas desde 2021 no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e voltadas para áreas como Matemática, Física, Química, Biologia, Robótica, Linguagem e Desenho. Essas oficinas incentivam a aplicação consciente das habilidades cognitivas dos estudantes superdotados, estimulando a criatividade, planejamento, organização, tomada de decisões e autoconfiança.
O secretário de Educação, Hélio Daher enfatizou que as medalhas representam a culminância de um processo educativo inovador, que estimula a resolução de problemas reais e contribui para a qualidade do ensino. Já a Superintendente Adriana Buytendorp destacou o compromisso da SED com a inclusão e o atendimento a estudantes com altas habilidades e superdotação.
A revista SUPER D – A Revista do Superdotado publica anualmente as conquistas dos alunos do CEAM/AHS. Neste ano, será lançada sua quarta edição, trazendo as premiações e avanços obtidos pelos estudantes nas oficinas CEAMlímpicos.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo CEAM