A RAV foi implementada em turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com foco nas habilidades essenciais para o desenvolvimento acadêmico dos alunos
A Escola Estadual Thomaz Barbosa Rangel, em Rio Verde de Mato Grosso, tem se destacado pela busca por metodologias inovadoras que promovam um ensino de qualidade. Neste ano, a instituição adotou a metodologia “Recuperar para Avançar” (RAV), que visa garantir que todos os alunos, mesmo com dificuldades, avancem no aprendizado de forma gradual e alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A RAV foi implementada em turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com foco nas habilidades essenciais para o desenvolvimento acadêmico dos alunos. A metodologia é acompanhada de perto pela Diretora Nilceu Peixoto e Diretora-Adjunta Laisa Aragão, que organizam reuniões regulares com os coordenadores pedagógicos, como Ana Andrade, Letícia Joseane, Genivaldo Rodrigues, Jonathan Lara (AJA) e Mirian Ventura (EJA), para garantir a eficácia da aplicação. A escola também contou com o apoio do coordenador de Práticas Inovadoras Diego Silva e supervisor de Educação Profissional Douglas William.
SAEB 2025
Visando bons resultados no SAEB 2025, a escola está buscando estratégias e elaborando um plano de ação focado no empenho e desenvolvimento dos alunos, com ênfase nas áreas avaliadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica. O plano inclui ações de reforço pedagógico, monitoramento contínuo e o fortalecimento das competências essenciais dos estudantes, com o objetivo de garantir um desempenho superior no exame.
A metodologia RAV está presente nos períodos matutino, vespertino e noturno, atendendo às necessidades de cada aluno. As avaliações bimestrais permitem ajustes constantes para garantir o progresso acadêmico de todos, alinhando-se às metas de desenvolvimento para o SAEB.
“Com o foco no SAEB 2025, a Escola Estadual Thomaz Barbosa Rangel segue em sua jornada de promover um ambiente educacional mais inclusivo, eficaz e preparado para alcançar ótimos resultados”, finaliza diretor Nilceu Peixoto.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.