Saberes ancestrais são trabalhados na EE Cel. José Alves Ribeiro, com projeto “Saberes Originários: Nossa Escola. Nossas Culturas”

  • Publicado em 14 maio 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • Unidade promoveu “Café com História – A luta dos povos indígenas do Brasil: valorização da cultura e tradição dos Povos Originários”.

    A Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro, em Aquidauana, promoveu entre os dias 14 e 16 de abril uma programação especial, marcada por saberes ancestrais e resistência, em homenagem ao Dia dos Povos Originários, fortalecendo o compromisso da unidade com a valorização da diversidade cultural e o protagonismo educacional.

    Rádio Cast CEJAR

    A programação contou com a participação da professora doutora Evelyn Kekerê, liderança indígena e referência na luta pelos direitos dos povos originários.

    A professora participou de uma entrevista especial na Rádio Cast CEJAR, projeto desenvolvido na escola com apoio do PICTEC/FUNDECT/SED, no qual compartilhou suas experiências, reflexões e saberes sobre a história, a cultura e os desafios enfrentados pelos povos indígenas no Brasil. O momento foi marcado por emoção, escuta ativa e valorização da oralidade como ferramenta pedagógica.

    Saberes Originários

    Simultaneamente, a escola promoveu a culminância do projeto “Saberes Originários: Nossa Escola. Nossas Culturas”, com a realização do evento “Café com História – A luta dos povos indígenas do Brasil: valorização da cultura e tradição dos Povos Originários”, organizado pelo professor Vinícius.

    A atividade contou com a participação especial dos professores mestres Reinaldo e Samara, que contribuíram com importantes reflexões sobre o papel da escola na promoção do respeito, da identidade e da inclusão dos saberes indígenas no currículo escolar.

    A iniciativa proporcionou aos estudantes vivências significativas que reforçam o reconhecimento e o respeito à diversidade étnica e cultural que compõem a sociedade brasileira, promovendo o diálogo intercultural e ampliando o horizonte de aprendizagem crítica dos alunos.

    “Mais uma vez, a Escola CEJAR demonstra que educação de qualidade vai além dos conteúdos tradicionais: ela se constrói com experiências reais, escuta ativa e valorização das múltiplas identidades que compõem o nosso país”, finaliza diretora Cristiane Niz Barcelos.

    Adersino Junior, SED

    Fotos: Arquivo escolar.

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