SED informa prorrogação dos prazos e destaca importância da participação das escolas na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
A SED (Secretaria de Estado de Educação) comunica a prorrogação dos prazos para a realização das etapas da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA). Agora, as escolas têm até o dia 30 de junho para promover suas conferências locais, conforme deliberação conjunta do MEC (Ministério da Educação) e do Ministério do MMA (Meio Ambiente e Mudança do Clima).
A nova medida busca ampliar a participação das unidades escolares e proporcionar tempo adequado para que estudantes, professores e gestores se organizem em torno do tema central da conferência: “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”. A alteração também atende a solicitações de redes de ensino de diferentes estados, que demandavam mais prazo para mobilização.
A VI CNIJMA é um evento de destaque nacional que visa fortalecer a Educação Ambiental de forma participativa, promovendo o protagonismo infantojuvenil na criação de soluções sustentáveis dentro e fora das escolas. Cada unidade de ensino deverá realizar uma Conferência Escolar, na qual será elaborado um Projeto de Ação voltado à sustentabilidade e eleito um(a) delegado(a), com idade entre 12 e 14 anos, para representar a escola nas etapas seguintes.
Além da etapa escolar com prazo até 30 de junho, o lançamento do projeto no site da conferência poderá ser feito até o dia 05 de julho. A etapa estadual está prevista para os dias 05, 06 e 07 de agosto de 2025, e a etapa nacional, para 06 a 10 de outubro de 2025, em Brasília.
Orientações para participação:
As escolas devem realizar suas conferências até a nova data-limite: 30 de junho;
Cada escola deverá escolher um projeto de ação e um(a) delegado(a) com idade entre 12 e 14 anos até a data da etapa nacional;
Os projetos e dados do(a) delegado(a) devem ser cadastrados na plataforma oficial da conferência: https://www.gov.br/mec/pt-br/cnijma;
Materiais de apoio e orientações estão disponíveis no site.
A SED reforça o convite a todas as escolas – da rede estadual, municipal e privada – para participarem ativamente da VI CNIJMA. A iniciativa é uma oportunidade única de promover cidadania, consciência ambiental e protagonismo juvenil. Afinal, a transformação começa com a participação de cada um.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Foto: Divulgação