Estudantes do Ensino Médio produzem sabão em barra em aula interdisciplinar na EE João Quirino De Carvalho – Toghopanãa em Corumbá

  • Publicado em 23 jun 2025 • por Cezar Galhardo •

  • Atividade une Química, Matemática, Agroecologia e Sustentabilidade com foco em reaproveitamento, empreendedorismo e protagonismo estudantil indígena

    A Escola Estadual João Quirino de Carvalho – Toghopanãa, localizada em Corumbá, realizou uma enriquecedora aula interdisciplinar com os estudantes do Ensino Médio, unindo teoria e prática na produção de sabão em barra. A atividade integrou as disciplinas de Agroecologia e Sustentabilidade, Matemática, Química e Sistema de Produção, sob orientação da professora Jorcimari Picolomini e do professor Luka Vinícius.

    A aula teve início com uma explicação detalhada sobre o processo de saponificação, conduzida pelo professor Luka, que abordou os conceitos técnicos e químicos envolvidos na transformação do óleo em sabão. Na sequência, acompanhados pelos docentes e pela PCPI, os estudantes seguiram para a área externa da escola, onde realizaram a produção do sabão.

    A receita incluiu: 1 litro de água, 1 kg de soda cáustica, 5 litros de óleo de cozinha usado, 200g de sabão em pó, 500ml de detergente e 50ml de aromatizador de ambiente. Além de aprenderem sobre reações químicas, proporções matemáticas e práticas sustentáveis, os alunos refletiram sobre o reaproveitamento de resíduos e o impacto ambiental.

    Em uma etapa posterior da atividade, os estudantes também confeccionaram as embalagens dos sabões em barra e deram início ao planejamento da comercialização dos produtos, tanto na escola quanto na comunidade local. Com criatividade e identidade cultural, criaram até uma campanha publicitária para o produto artesanal chamado Matxoguafé Nuvé (Sabão Sol), com a colaboração da professora indígena Francisca Vasques.

    A ação integra o Projeto Estudantes no Controle, que estimula o protagonismo juvenil e a formação de cidadãos conscientes e empreendedores. A atividade foi amplamente elogiada por promover o aprendizado significativo, valorizando saberes tradicionais e científicos em uma proposta prática, colaborativa e sustentável.

    Texto: Jackeline Oliveira, SED

    Fotos: Arquivo escolar

     

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